Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Festival delas – Mulheres da Arte reúne diversidade cultural

SIMONE DE OLIVEIRA - scoliveira@jj.com.br | 07/03/2018 | 04:25

Até dia 29 de maio será realizado em Jundiaí a 3ª edição do Festival Delas – Mulheres na Arte, idealizado pelas artistas e produtoras Isadora Reis, Katia Manfredi, Mariana Benatti e Paula Pimenta. Com programação diversa e gratuita, o evento busca refletir sobre as múltiplas identidades da mulher no mundo contemporâneo. Surgido em 2015, o evento tem como proposta reunir diversas artistas para pensar, produzir e apresentar arte a partir da pluralidade de identidades das mulheres latino-americanas. Serão pelo menos 50 mulheres envolvidas na programação deste ano. Além de ocupar espaços do Sesc Jundiaí, a terceira edição do projeto terá atividades na Biblioteca Professor Nelson Foot, na Sexta no Centro, no Parque da Cidade, na Galeria Fernanda Perracini Milani e no Terminal Central.

Bate-papo, cinema, música e exposições são algumas das atividades, todas gratuitas à população. “É urgente falar sobre a visibilidade da mulher em Jundiaí. Temos mais de 400 mil habitantes e nenhuma vereadora, por exemplo. Não há representatividade. É preciso construir espaços de questionamento, com mulheres nas mais diversas frentes de trabalho, inclusive na arte”, comenta a produtora Kátia Manfredi.  Para a escritora Virginia Woolf, reconhecida por sua obra essencialmente feminista, ser mulher significava ter o mundo todo como seu país, indicando a necessidade de transpor barreiras para denunciar as opressões e lutar pela igualdade de direitos. “No caso do festival, essa se dá através da arte e vai além, proporcionando espaços de compartilhamento, vivência e intercâmbio entre artistas e público”, comenta.

Entre os destaques, a exposição “Não há perguntas para todas as respostas”, que vai apresentar a partir do dia 17, no Sesc, as subjetividades e a pluralidade de diferentes gerações de artistas. Uma segunda mostra reúne artistas da região na Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani em abril. Para começar, no dia 9 de março, dentro do projeto Sexta no Centro, tem a apresentação do grupo Coco das Águas Doces a partir das 18 horas. Mais tarde no mesmo dia, o Cineclube Consciência exibirá filmes produzidos e dirigidos por mulheres na Biblioteca Pública Municipal Professor Nelson Foot às 19h. A programação completa pode ser conferida no Facebook do evento.


Link original: https://www.jj.com.br/cultura/festival-delas-mulheres-da-arte-reune-diversidade-cultural/
Desenvolvido por CIJUN