Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

‘Globo Repórter‘ viaja ao Cazaquistão

| 09/10/2014 | 22:56

Um lugar desconhecido, localizado na Ásia Central entre o Rio Ural e a fronteira russa e com uma natureza exuberante. O Cazaquistão é um país remanescente da União Soviética que declarou sua soberania como república há pouco mais de 20 anos. O ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira desvenda as surpresas e mistérios desse país. A repórter Beatriz Castro se impressiona com o que vê.

“Posso afirmar que em 30 anos de Globo, essa foi a pauta da minha vida. Nunca fiz algo tão diferente e intrigante”, afirma. O passeio começa pela capital Astana, uma cidade construída em meio às planícies. O governo do Cazaquistão esbanjou milhões para a construção da cidade, convidando alguns dos mais renomados arquitetos do mundo.

Cercada de construções extravagantes e alta tecnologia, a capital é a porta de entrada para o futuro do país. Um surpreendente parque ecológico esconde uma floresta inteira embaixo d’água. Resultado de degelo e terremotos, a área foi inundada e as árvores sobrevivem sob a água há 107 anos. Com uma temperatura de apenas cinco graus, Beatriz nada na floresta. “A impressão que temos é que as árvores estão de ponta cabeça.

É como se a natureza quisesse brincar conosco”, conta a repórter. Partindo para o interior do país, o ‘Globo Repórter’ acompanha as tradições locais, como os rituais milenares que são mantidos até hoje na hora de comer. No Cazaquistão, a carne de cavalo é ingrediente de pratos típicos e valorizada como boa para saúde e o leite de égua, um bom remédio para tuberculose.

Profissão de risco – Durante quatro meses, “Mulheres em Ação” acompanhou as vidas de policiais femininas que trabalham na Polícia Militar, na Polícia Técnico-Científica e na Delegacia de Desaparecidos. Nesta sexta-feira, a série brasileira do Lifetime mostra a reconstituição de um crime em que um homem foi esquartejado e seus pedaços foramdistribuídos pela região do Cemitério da Consolação, na região central de São Paulo. No ar às 18h30.

Aventura – O SBT exibe às 23h o longa “Scooby-Doo! E a Maldição do Monstro do Lado” (EUA, 2010). Direção de Brian Levant. Com Robbie Amell, Hayley Kiyoko, Nick Palatas. A turma de Scooby passará o verãotrabalhando na fazenda do tio da Daphne para pagar umas “dívidas” que o grupo contraiu numa de suas últimasaventuras! Já na festa de recepção aos membros do tal Country Club, um monstro aparece, ressuscitando a lenda do mostro do lago! Daí em diante, os “detetives sobrenaturais” terão muito trabalho, mas mesmo assim um clima de romance está no ar.

Novidade – “90 Dias para Casar”, nova série que o Discovery Home & Health, estreia às 20h40 e conta histórias de amor e de pessoas que buscam um par a milhares de quilômetros de casa. Assim aconteceu com Kirlyam, 21 anos, uma brasileira de Goiânia que encantou o missionário mórmon Alan, americano de Los Angeles com 29 anos.

Em episódios com uma hora de duração, a série conta a história de casais formados por homens que vivem nos Estados Unidos e mulheres de outra parte do mundo. Eles se conheceram em situações inusitadas, passaram anos à base de encontros pela internet e agora vivem um momento crucial: elas conseguiram um visto especial – chamado K1 – e passarão noventa dias no Estados Unidos; se ao final desse período eles não estiverem oficialmente casados, elas devem retornar a seus países de origem.


Link original: https://www.jj.com.br/cultura/globo-reporter-viaja-ao-cazaquistao/
Desenvolvido por CIJUN