Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Histórias de Jundiaí e da Região são Lembradas no ‘Ser Tão de Origem’

DA REDAÇÃO | 29/09/2019 | 14:05

Apresentada pelo Ministério da Cidadania e Instituto CCR, com apoio da CCR AutoBan, o espetáculo ‘Ser Tão de Origem’ continua com suas apresentações na Sala Jundiaí, na Ferroviários. Voltada para alunos de escolas públicas, o espetáculo será encenado nos dias 2 e 9 de outubro com foco na história de Jundiaí e de algumas cidades da Região.

A partir de textos poéticos e cômicos, o espetáculo foi inspirado na história de Jundiaí, então conhecida como Mato Grosso de Jundiahy ou Sertão de Jundiahy, município fundado em 1655 em uma área que hoje abrange dezenas de municípios.

Ao contar a história, os produtores da peça tiveram a sensibilidade de lembrar das cidades do entorno, como Várzea Paulista, Louveira e Itupeva. “Para este efeito ser maior, o texto não faz menção ao nome de nenhuma cidade. Falamos apenas cidade ou terra”, explica uma das idealizados do projeto e responsável pela dramaturgia Tábata Makowski.

Contemplada no 3º edital de Projetos Culturais do Instituto CCR, ‘Ser Tão de Origem’ propõe uma reflexão sobre a cidade que fundamos a cada dia, a partir de nossas ideias, nossas lutas, nossas obras.

“O que mais nos interessa nesta peça não é fazer uma reconstrução histórica da fundação de Jundiaí e nem uma homenagem nostálgica aos seus possíveis fundadores; mas, sim, propor um chamado para o presente e o futuro, para nos conscientizarmos sobre o fato de que fundamos/construímos uma (nova) cidade a cada dia, a partir de nossas propostas, nossas lutas, nossas obras”, reforça Caroline Ungaro, parceira de Tábata na concepção do espetáculo teatral.

Instituto CCR é uma entidade privada sem fins lucrativos que nasceu com o objetivo de estruturar a gestão de projetos de Responsabilidade Social apoiados há mais de 15 anos pelo Grupo CCR.

SERVIÇO
O espetáculo ‘Ser Tão de Origem’ será apresentada nos dias 2 e 9 de outubro, às 10h30 e às 16h em ambos os dias. As apresentações acontecem na Sala Jundiaí, no Complexo Fepasa, localizado na avenida União dos Ferroviários, 1760.

 


Leia mais sobre |
DA REDAÇÃO
Link original: https://www.jj.com.br/cultura/historias-de-jundiai-e-da-regiao-sao-lembradas-no-ser-tao-de-origem/
Desenvolvido por CIJUN