Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Indicação literária: As vezes no silêncio, as verdades se revelam

MARIANA CHECONI | 17/01/2020 | 09:00

“Um assassinato, uma verdade oculta. As raízes do silêncio são muito mais profundas do que se pode imaginar.” Essa é a premissa do suspense A Paciente Silenciosa. Escrito por Alex Michaelides e publicado pela editora Galera Record. E o livro cumpre o que promete, ser profundo.

A história narra os acontecimentos após Alicia Berenson, uma renomada pintora, matar seu marido, Gabriel, com 5 tiros na cabeça e após o ocorrido não emitir mais nenhuma palavra.Isso desperta a curiosidade de diversos profissionais, incluive o psicoterapeuta forense Theo Faber, que está convencido de que pode ajudar a moça a superar o trauma e entender o verdadeiro motivo de seu silêncio.

Os capítulos são narrados por Théo, que conta a experiência com as sessões de terapia com Alícia e se alternam com trechos dos pensamentos da pintora, escritos em um diário que ela mantinha antes do crime.

A narrativa é bem construída, o autor mostra um amplo conhecimento ou no mínimo um excelente trabalho de pesquisa na área da psicologia, isso se mostra na maneira que ele explora alguns termos e conceitos.Os personagens são explorados de forma que incentivam o leitor a acreditar que todos tem um mistério e podem estar escondendo algo.

O final é, de longe, a melhor parte da história. Desconfio que muitas pessoas vão falar que adivinharam o que aconteceria, mas se você não adivinhar, vai te surpreender daquela maneira que é necessária uma pausa ou até mesmo a releitura de alguns parágrafos para ter certeza que entendeu o que estava acontecendo.

O livro termina ‘em aberto’, ou seja, permite que o leitor interprete os acontecimentos e metáforas da maneira que quiser.

É uma leitura que vale a pena para quem gosta do gênero e aprecia finais que ficam na cabeça por uns dias.

 

 

 

Autor: Alex Michaelides
Ano: 2019
Páginas: 350
Editora: Record


Link original: https://www.jj.com.br/cultura/indicacao-literaria-as-vezes-no-silencio-as-verdades-se-revelam/
Desenvolvido por CIJUN