Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

‘Invenções Híbridas’ explora artes, ciência e tecnologia

DAS AGÊNCIAS | 22/09/2019 | 09:00

A mostra gratuita ‘Invenções Híbridas’, do artista paulista Paulo Nenflidio, que fica em exposição até o dia 3 de novembro na Caixa Cultural São Paulo, explora, de forma inovadora, o elo entre artes visuais, ciência, eletrônica, música e tecnologia.

Sob a curadoria de Fernanda Vogas, a exposição apresenta 18 obras criadas pelo artista nos últimos 15 anos.

Além do reconhecido valor estético, as peças apresentam aspectos interdisciplinares, em que estão presentes som, eletrônica, movimento, aleatoriedade, robótica, física, interação e novas tecnologias.

Dentre as obras que compõem a mostra, destaque para a Monjolofone, uma máquina de música aleatória e automática, movida a água.

Para a máquina funcionar, o visitante precisa bombear a água do coletor para o reservatório e abrir as torneiras das respectivas notas musicais que se quer ouvir.

A composição musical fica por conta do visitante – quanto mais torneiras abertas, maior a velocidade das percussões. Para ouvir músicas mais lentas, basta fechar um pouco as torneiras. Nessa relação de cumplicidade e comprometimento, para além da leitura, o espectador contribui com o resultado da obra.

Outro destaque é a obra ‘4,33 metros’, um pêndulo de madeira que se mantém em movimento contínuo. No ápice do seu movimento, o pêndulo encontra uma taça de cristal contendo água.

O pêndulo toca tão sutilmente na taça que não é possível ouvir o som. A criação faz referência à ilustre obra musical do compositor John Cage, em que o silêncio é “tocado” por quatro minutos e trinta e três segundos.

Serviço:
Quando: até 3 de novembro, de terça a domingo, das 9 às 19 horas.
Onde: Caixa Cultural São Paulo, na Praça da Sé, 111 – em São Paulo
Quanto: Gratuito


Leia mais sobre
Link original: https://www.jj.com.br/cultura/invencoes-hibridas-explora-artes-ciencia-e-tecnologia/
Desenvolvido por CIJUN