Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Jundiaí participa nas categorias literatura e canto

| 26/05/2014 | 00:05

Acontece na manhã desta segunda-feira (26), a final do Mapa Cultural Paulista, evento que irá reunir artistas de todo o Estado de São Paulo, com premiações para os melhores em artes visuais, coral, música, dança, literatura e teatro. Jundiaí é representada em três categorias.

O escritor André Kondo, nascido em Santo André, mas jundiaiense de coração, participa do prêmio em duas categorias: Conto e Crônica, após conquistar as fases Municipal e Regional do concurso. “Meus trabalhos ‘Chá’ e ‘Celeiro da Infância’ já receberam prêmios literários. Espero ganhar mais esse”, conta animado com o resultado.

“É a primeira vez que eu participo do Mapa Cultural e não tenho ideia do retorno que terei com minha classificação”, afirma. Os seis primeiros colocados de cada categoria receberão R$ 2 mil cada, e as obras selecionadas serão publicadas em um livro, a ser distribuído para entidades e bibliotecas de todo o Estado de São Paulo.

Após passar temporada trabalhando no Japão, em 2003, Kondo estudou na Austrália. De lá para cá, viajou por mais de 60 países, reunindo histórias e as registrando em livros. “Hoje, minha profissão é ser escritor.” O autor conta que tem viajado pelo Brasil graças aos prêmios – que pagam hospedagem e alimentação. 

“Já recebi mais de 100 prêmios com meus seis livros publicados. Este ano, lanço mais duas obras e ambas já foram premiadas em concursos de textos originais”, adianta. Atualmente ministra oficina de literatura em Jundiaí. Outra representante da cidade a participar da premiação em São Paulo é a Cia. Canto Vivo de Jundiaí, que chegou à Fase Regional do Mapa na categoria Canto Coral.

A regente Cláudia de Queiroz conta que esta é a terceira disputa final da companhia no prêmio estadual. A Cia. se inscreveu por cinco vezes na seleção. “Não há premiações, apenas a fase de circulação com três concertos confirmados pelo Estado no segundo semestre”, explica a regente, que garante estar feliz com a classificação.


Link original: https://www.jj.com.br/cultura/jundiai-participa-nas-categorias-literatura-e-canto/
Desenvolvido por CIJUN