Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Jundiaí recebe no dia 9 o espetáculo “Exilius”

DA REDAÇÃO | 04/06/2018 | 04:00

Destaque na cena artística campineira, o Grupo Matula Teatro traz para Jundiaí o espetáculo “Exilius”. A peça será apresentada no teatro do Sesc, no dia 9 de junho, às 19h. Com dramaturgia criada a partir da experiência da atriz Erika Cunha em sua pesquisa de campo na África na atuação como artista-educadora voluntária junto à associação italiana Jaima Saharawi. O espetáculo, gratuito, é um solo de Erika Cunha, dirigido por Alice Possani, em que o público é convidado a aproximar-se da atriz, criando um espaço íntimo em que olhos podem se encontrar e compartilhar, por um instante, um espaço que tangencia as fronteiras entre ficção e realidade. A encenação busca na simplicidade dos materiais usados em cena a força do trabalho da atriz. A dramaturgia mescla a experiência junto aos Saharauis, relatos autorais e textos de Norberto Presta. A partir de um fato verídico, eminentemente político, descobre-se um impulso para uma reflexão sobre a experiência do exílio, sobre a identidade em transformação, como metáfora sobre a resistência.

T_EXILIUS_créditos_Maycon Soldan

O deserto e a situação de exílio são tratados como metáforas da indisponibilidade do corpo com o espaço e do corpo em si mesmo, e tem como pano de fundo o conflito dos Saharauis, um povo que luta para ver reconhecida sua pátria, na região do Deserto do Sahara. A experiência da atriz em sua pesquisa de campo na África e na atuação como artista-educadora voluntária junto à associação Jaima Saharawi compõem a tensão entre ficção e realidade, uma das vertentes de trabalho do Grupo Matula Teatro. O espetáculo estreou na Itália em 2011 e marcou presença em festivais no país. Quando retornou ao Brasil, teve sua estreia oficial no Sesc Campinas em janeiro de 2012 e circulou por espaços culturais da região, além de uma marcante apresentação com a presença de Karim Lagdaf, membro do Comitê de Relações Exteriores da Frente Polisario, que esteve no Brasil na busca de que o país reconheça e apoie a libertação de seu povo e o reconhecimento da República Árabe Saharaui Democrática. O espetáculo é acompanhado da exposição fotográfica “Front(eiras)”, que reúne imagens dos acampamentos de refugiados Saharauis, localizados no sul da Argélia, feitas pelo fotógrafo italiano Paolo Cattaneo, e contribui para a composição do universo imagético do espetáculo. A mostra será aberta às 14h, no dia do espetáculo.

Oficina
O Grupo Matula também oferecerá, nos dias 23 e 24 de junho, a oficina “Dramaturgias de Fronteira”, inspirada no processo de criação do espetáculo “Exilius” e que pretende trabalhar a construção de cenas na fronteira entre ficção e realidade. A ideia da oficina é compartilhar o processo de criação do espetáculo, oferecendo aos participantes possibilidades de criação para o repertório do ator, em que o desenvolvimento das cenas pode surgir de um fato recente acontecido na cidade, ou também da coleta de informações locais, extraídas, por exemplo, de jornais ou revistas. A oficina, também gratuita, é destinada a atores, estudantes ou interessados em teatro. Inscrição pelo e-mail: cenicas@jundiai.sescsp.org.br.

O grupo é um coletivo de artistas que, junto a outras referências teatrais, integra a cena artística de Campinas (SP), região de considerada efervescência cultural do interior paulista, e realiza desde 2000 um trabalho de investigação contínua dentro e fora da cena. Com uma linguagem própria, desenvolve atividades fundamentadas no trabalho do ator que incluem diversos aspectos do fazer teatral: da criação e circulação de espetáculos à formação e elaboração de metodologias que possuem como foco os procedimentos que envolvem a experiência cênica. A interface com a literatura também referência criações que tiveram como ponto de partida a adaptação de contos de Hilda Hilst, Mia Couto, e Julio Cortázar. Mais informações sobre os ingressos e inscrições para a oficina no site do Sesc Jundiaí (www.sescsp.org.br/unidades/741_JUNDIAI/) ou pelo telefone (11) 4583-4900.


Leia mais sobre
Link original: https://www.jj.com.br/cultura/jundiai-recebe-no-dia-9-o-espetaculo-exilius/
Desenvolvido por CIJUN