Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Livro une pintura e poesia e homenageia Inos Corradin

DA REDAÇÃO | 21/02/2020 | 09:00

A Editora Libri lança Bambino Inos, livro em edição bilíngue, português e italiano, que reúne pintura e poesia em homenagem ao pintor italiano radicado no Brasil, Inos Corradin. Serão duas tardes de autógrafos com a presença dos autores, uma na cidade de Jundiaí, dia 10 de março, na Casa Cica e outra em São Paulo, dia 28, na Livraria da Vila dos Jardins.

Reconhecido internacionalmente, Inos completou 90 anos no ano passado, em 2019 e se mantém em intensa atividade artística em Jundiaí, cidade que escolheu para viver acompanhado de sua família.

Natural de Vogogna, cidade no Norte da Itália, Inos teve seu primeiro contato com a arte ainda em seu país de origem estudando pintura com o professor Tardivello.

Veio para o Brasil aos 21 anos, foi morar em Ibiúna e pintava quadros. “Eu comecei a viver de pintura quando conheci na casa de amigos o marchand Américo Reizfeld, que chegou na minha casa e levou os 64 quadros que eu tinha pintado. Assim começou minha vida profissional. Mais que marchand, ele foi meu melhor amigo, um irmão. Quando o conheci ele estava com seu genro Josef Bar-tzion, que também era de Telaviv e continua sendo meu machand. Foram eles que promoveram minha primeira exposição internacional, em Israel, depois Nova Iorque e Buenos Aires”, conta Inos

Logo depois o pintor expôs em Salvador, na Bahia, na Galeria Oxumaré, em 1953.

Desde então, seu trabalho recebeu elogiosas críticas e não parou mais de circular pelo mundo. Países como Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Áustria, Itália, Bélgica, Suíça, França, Holanda, Israel, Argentina, Uruguai e Venezuela, além do Brasil receberam seus quadros e esculturas.

A editora e jornalista Flavia Ceccantini selecionou para a edição pinturas, que acompanhadas de seus textos, pudessem aguçar ainda mais a sensibilidade do leitor. O texto que acompanha cada uma das imagens tem o intuito de transmitir a atmosfera poética dos personagens e o caleidoscópio de emoções captadas com maestria por Inos.

“A obra de Inos, além de ser reconhecida pelo valor artístico, possui um apelo lúdico que explora espetacularmente as cores, os estados de espírito e o momento”, diz Flavia.

“Bambinos Inos foi idealizado originalmente em português e italiano para que as crianças pudessem brincar e aprender uma nova língua. E por fim, homenagear a cultura italiana tão enraizada em nossa sociedade”, completa a jornalista.


Leia mais sobre | |
Link original: https://www.jj.com.br/cultura/livro-une-pintura-e-poesia-e-homenageia-inos-corradin/
Desenvolvido por CIJUN