Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Maxi recebe ‘Feira dos Países’ até o dia 28 de outubro

DA REDAÇÃO | 06/10/2018 | 14:00

Até o dia 28 de outubro, o público de Jundiaí e Região poderá ver de perto a cultura e trabalhos artesanais diferenciados dos quatro cantos do mundo na “Feira dos Países”, no Maxi Shopping Jundiaí. O evento, na Praça das Bandeiras, reúne cerca de 10 mil peças de altíssima qualidade, para que todos possam ter em casa trabalhos exclusivos do seu país favorito. As peças expostas possuem valores que vão de R$ 5 a R$ 10 mil. A grande maioria foi produzida por famílias e comunidades que vivem da arte que fabricam.

O evento conta com a participação de 12 países, como Tibet, país inédito nessa edição e representado por um sheik, que é o próprio designer das peças expostas. O Cheikh Ahmed Tidiane Sene é conhecido na Europa por suas criações exclusivas de muito bom gosto. Outros países como Turquia, Brasil, Egito, Paquistão, Senegal, Tailândia, Estados Unidos da América, Peru, Indonésia, Japão e Índia também marcam presença no evento.

Na feira é possível encontrar todo tipo de artesanato, como peças de decoração, acessórios, bijuterias, luminárias, cerâmicas, sandálias, joias, móveis, tecidos, colchas, almofadas, entre outros objetos. Além de ser uma ótima oportunidade para adquirir peças artesanais, a feira também proporciona um mergulho na cultura de cada país representado por seus artesãos locais, apresentações de danças árabes, peruanas e japonesas. O objetivo é o de valorizar o trabalho artesanal e estimular o interesse e a admiração dos visitantes em relação aos costumes e a cultura dos países presentes.

Destaques
Um dos destaques da feira é o Peru, que apresenta suas roupas típicas e cachecóis em lã de alpaca e lhama, além e objetos decorativos, como espelhos e cerâmicas que representam o dia a dia dos camponeses peruanos, presépios típicos, mochilas, acessórios e muitos outros.

A Turquia expõe lustres, pratos decorativos, porta velas, cerâmicas e o olho turco, também conhecido como olho grego.
O Tibet, pela primeira vez expondo no Brasil, traz um pouco da cultura tibetana, representada por joias exclusivas, de design único, com pérolas barrocas, esmeraldas, turmalinas, rubis, coral e lápis lazuli.

A Índia traz acessórios, colchas, móveis em madeira teka, além de lindos objetos de decoração, tudo produzido artesanalmente.
Já o Senegal vem com uma infinidade de tecidos e roupas coloridas, além das máscaras exóticas, e muito mais.
Neste final de semana, hoje e amanhã, às 17h30, haverá ainda apresentação de danças árabes na feira.

T_Maxi - Feira dos Paises 2018 1


Link original: https://www.jj.com.br/cultura/maxi-recebe-feira-dos-paises-ate-o-dia-28-de-outubro/
Desenvolvido por CIJUN