Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Nas férias, livros são ótimas opções para distrair pessoas

MARIANA CHECONI | 22/01/2020 | 09:00

O período de férias escolares, para as crianças, é sinônimo de brincadeiras e diversão, pois além de poderem dormir até mais tarde, não há preocupação com deveres de casa e horários. Um hábito que estava se perdendo era o da leitura. As crianças e os jovens preferem jogos, filmes e aparelhos tecnológicos em vez de um bom livro.

Entretanto, isso vem mudando. Principalmente nas férias, em janeiro e julho, as pessoas procuram mais o aluguel de livros, para passarem o tempo em alguma atividade. De acordo com Michele Santana Bueno, bibliotecária da Biblioteca Municipal Nelson Foot, um comparativo feito entre janeiro de 2018 e 2019 mostra que, em 2019, o número de empréstimos feitos aumentou. “Em 2018, foram 2437 empréstimos de livros adultos, em 2019, 2800. Os juvenis tiveram um aumento de 557 em 2018 para 651 em 2019. Já os infantis registraram um aumento de 398 para 475. Os números de 2020 ainda não sabemos, pois o mês não acabou”, explica. Isso revela que as pessoas estão procurando ler mais livros físicos. A biblioteca realiza um incentivo, principalmente para as crianças, para que elas tenham vontade e interesse pelas histórias. “Sabemos que com esse mundo tecnológico é mais difícil despertar o interesse dos pequenos. Para isso, queremos transformar a biblioteca em um lugar onde elas, além de terem contato com os livros, possam brincar e circular pelo local, usando a imaginação para inventar e entrar nas histórias”, conta Michele.

Nos meses de férias (janeiro e julho), os livros mais procurados pelos adultos são os de desenvolvimento pessoal, finança, liderança e produtividade. Os mais lidos na biblioteca foram “O Poder do Hábito” e “O Líder”. Entre as crianças, os livros que mais fazem sucesso são os indicados no “Leiturinha em foco”, que são indicações feitas pela biblioteca e as mães acabam acatando. Este mês são os contos infantis, como os Contos de Fada e os Contos Fantásticos. A biblioteca ambienta o local com essa temática para atrair os pequenos.

Entre os jovens, os livros mais procurados são os mangás.

Ariane de Moraes sempre que pode leva os três filhos, de quatro e dois anos e três meses, para a biblioteca. Acredita que o incentivo à leitura seja muito importante. “Procuro trazer quando consigo. Sempre dou livrinhos para incentivar. Eles adoram, sempre pedem”, conta.

A responsável pela biblioteca Camila Fernandes de Freitas Rosalem conta que o local procura mudar a crença das pessoas de que bibliotecas têm que ser lugares silenciosos e tediosos. “As contações de histórias e eventos que fazemos aqui são para que as pessoas vejam a importância e sintam vontade de voltar a frequentar bibliotecas. Isso parte de uma iniciativa da Escola Inovadora”, afirma.


Link original: https://www.jj.com.br/cultura/nas-ferias-livros-sao-otimas-opcoes-para-distrair-pessoas/
Desenvolvido por CIJUN