Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Ópera Romantismo e Verismo une cantores de ponta no Sesc

Da Redação | 08/12/2019 | 05:00

O trio de cantores Eric Herrero (tenor), Thayana Roverso (soprano) e Vinícius Atique (barítono) apresentam na próxima quinta-feira (12) o recital de canto e piano “A Ópera Italiana: Romantismo e Verismo” no Teatro do Sesc Jundiaí, às 20h.
O recital tem como objetivo levar ao público um apanhado dos trechos mais belos e dramáticos das óperas de Donizetti, Verdi, Leoncavallo e Mascagni.

Durante o concerto, os cantores explicam ao público as circunstâncias de cada aria, dueto e terceto antes e executá-las, possibilitando, assim, ao público uma maior compreensão de cada obra apresentada. “Achamos que seria interessante apresentar, ao invés de arias, como em um recital tradicional, cenas ou sequências de cenas de algumas óperas. Então optamos por um concerto de conjuntos: duetos e trios. E apenas uma aria por cantor. Destaque para a cena da Traviata que tem aproximadamente 25 minutos ininterrúptos de música”, explica Atique.

A ideia do concerto surgiu da vontade dos três cantores de trabalharem juntos em um projeto próprio. “Nós cantamos diversas vezes juntos pelos palcos do Brasil, mas os três no mesmo projeto nunca aconteceu. Então resolvemos preparar um repertório todo italiano, que é nossa especialidade, e cantar alguns clássicos, além de testar algumas peças do repertório operístico que, antes não estaríamos prontos para nos aventurar, mas que, agora, achamos que está na hora certa de cantarmos”, completa.

A expectativa é de uma apresentação perfeita. “Esperamos que o público de Jundiaí goste, porque estamos preparando este concerto com muito carinho desde setembro. É a estreia da nossa colaboração, mas esperamos que seja o primeiro de muitos”, completa.

Os Cantores
Eric Herrero: Vencedor do VII Concurso Brasileiro Maria Callas, Eric Herrero canta com regularidade nas principais salas de espetáculo do país. Dentre os mais de quarenta personagens em sua carreira, vale destacar Roberto (Le Villi – G. Puccini) no Theatro Municipal de São Paulo, Cavaradossi (Tosca – G. Puccini) e Don José (Carmen – G. Bizet) no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Foi um dos cantores convidados pelo Theatro Municipal de São Paulo para a celebração dos 90 anos da Semana de Arte Moderna de 1922.

Thayana Roverso: A soprano paulistana Thayana Roverso, iniciou seus estudos de canto aos 17 anos. Formou-se em música e canto aos 23 e recentemente obteve o grau de mestre em performance pelo Conservatório Francesco Venezze em Rovigo, Itália. Thayana estudou com o tenor Benito Maresca, com o barítono Carmo Barbosa, com Luisa Giannini, na Itália e, atualmente, aperfeiçoa-se com Dolora Zajick, nos EUA.

Vinícius Atique: Vem se apresentando como solista nos principais teatros do país, e também do exterior, tendo cantado obras como La Bohème, de Puccini, no Teatro Colón de Buenos Aires e Arlecchino, de Busoni, Turandot, de Puccini, Winterreise, de Schubert e Turandot, de Puccini e L’enfant et les sortilèges de Ravel no Theatro Municipal de São Paulo.
Atualmente se aperfeiçoa com a mezzo-soprano Dolora Zajick nos EUA.

Serviço
Os ingressos serão limitados a dois por pessoa. Mais informações pelo telefone 4583-4900.


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/cultura/opera-romantismo-e-verismo-une-cantores-de-ponta-no-sesc/
Desenvolvido por CIJUN