Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Orquestra Jovem do Estado completa 40 anos com espetáculo

DAS AGÊNCIAS | 08/06/2019 | 08:00

Comemorando aniversário de 40 anos, a Orquestra Jovem do Estado e o Coral Jovem do Estado, grupos ligados à EMESP Tom Jobim – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura – celebram a data interpretando hoje (8), às 21h, na Sala São Paulo, um repertório bem especial e todo dedicado ao compositor e maestro Claudio Santoro que foi muito importante para o País.

As obras selecionadas retratam a maturidade de um dos compositores mais dinâmicos e diversos da música brasileira do século XX. Sob a regência de Cláudio Cruz, diretor musical e maestro titular da Orquestra Jovem do Estado, o grupo formado por 90 bolsistas interpreta Interações Assintóticas e Sinfonia nº 9. E com o Coral Jovem do Estado executam a emblemática Missa a Seis Vozes, obra que terá a mezzo-soprano Ana Lúcia Benedetti, o barítono Erick Souza e o tenor Jabez Lima como solistas.

O Coral Jovem do Estado é composto por 44 bolsistas, entre vozes soprano, contralto, tenor e baixo, foi reestruturado há quatro anos e, desde então, tem como regente titular o maestro Tiago Pinheiro de Souza e preparação vocal da soprano Marília Vargas.

HISTÓRIA
O ano era 1979, no inverno gelado da serra da Mantiqueira. A décima edição do Festival de Campos do Jordão celebrava grandes conquistas, a começar pela inauguração do Auditório Claudio Santoro -que a partir de então seria o principal palco do evento.

Ao mesmo tempo, as atividades pedagógicas deixavam os primeiros frutos duradouros: ao final do trabalho com os jovens instrumentistas e cantores, eram criadas a Orquestra Sinfônica Jovem e o Coral Jovem do Estado de São Paulo.

Quarenta anos se passaram e a vida musical brasileira, no campo clássico, deu saltos enormes, a partir da reformulação da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e de diferentes programas de educação musical.

Os dois grupos, no entanto, continuam desempenhando papel central na formação de novos músicos. Neste sábado (8) ambos sobem ao palco da Sala São Paulo para um concerto comemorativo dedicado a obras de Claudio Santoro.

O programa tem três obras da maturidade de Claudio Santoro, começando com “Interações Assintóticas” (1969) que, “escrita de uma forma não tradicional, obriga regente e músicos a um grande trabalho de organização matemática de toda peça”, explica Cláudio Cruz. Em seguida, será apresentada a “Missa a Seis Vozes” (1983), que a partir da interpretação da Orquestra e do Coral terá sua primeira gravação mundial.

SERVIÇO
A Sala São Paulo fica na Praça Júlio Prestes. 16, Campos Elíseos. Ingressos custam R$ 30; R$ 15. Mais informações pelo telefone (11) 3367-9500

Vendas: pela internet orquestrajovemdoestado.byinti.com/#/ticket/ e na bilheteria da Sala São Paulo


Leia mais sobre | |
Link original: https://www.jj.com.br/cultura/orquestra-jovem-do-estado-completa-40-anos-com-espetaculo/
Desenvolvido por CIJUN