Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Orquestra Municipal faz mais um concerto no próximo dia 10, no Polytheama

DA REDAÇÃO | 01/11/2018 | 14:03

“Tema e Variações em Sol Menor”, do compositor russo Alexandre Glazunov, abre o próximo concerto da Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ), sob a regência de Cláudia Feres, no próximo sábado (10), às 20h, no Teatro Polytheama. Com entrada gratuita. Glazunov foi aluno de Rimsky-Korsakov e professor de Shostakovich e Prokofiev e traz em sua obra o caráter nacionalista com influências da luminosidade e o lirismo de compositores como Tchaikovski e Borodin. O seu “Tema com Variações” foi inicialmente escrito para quinteto de cordas em 1895, arranjado para orquestra de cordas somente duas décadas mais tarde.

A segunda obra a ser apresentada nesse programa é a “Sinfonia nº 1 para cordas” do compositor alemão Felix Mendelssohn. Mendelssohn escreveu 12 sinfonias para cordas entre 1821 e 1823 entre seus 12 e 14 anos de idade. Esse conjunto de obras foi escrito ainda com grande influência de seu professor na época, Carl Friedrich Zelter, bastante inserido no modelo do período clássico e com grande interesse pelos contrapontos de Bach.

A sinfonia prepara em estilo e tonalidade para a próxima obra do programa: o “Concerto em Do maior para violino”, de Haydn. Para a performance dessa peça, a Orquestra Municipal convidou a violinista Maria Fernanda Krug com inúmeras passagens como solista em palcos internacionais e nacionais.

Fechando o programa, a Orquestra Municipal apresenta o “Concerto Grosso” do compositor inglês, Ralph Vaughan Williams. A obra, foi originalmente composta para a Associação de Escolas de Música Rurais da Inglaterra. A peça é dividida em 3 seções, sendo a 3ª opcional, escrita para estudantes. Uma ideia bastante interessante para estimular os jovens estudantes de música. A Orquestra Municipal de Jundiaí nesse concerto executará as 2 seções escritas para profissionais.

Convidada
Maria Fernanda Krug foi aluna do violinista Salvatore Accardo. Atuou como solista em importantes orquestras internacionais, como Salzburg Chamber Soloists da Áustria, Kremlin Chamber Orchestra da Rússia e Capella Bydgostiensis da Polônia, e nacionais, como Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Bachiana Chamber Orchestra, Orquestra Sinfônica de Heliópolis, Amazonas Filarmônica, entre outras.

Foi membro da Salzburg Chamber Soloists, tendo atuado em importantes turnês em grandes salas de concerto pela Europa, Estados Unidos, Japão e México. Se apresentou em recitais no Festival Tartini, na Eslovênia, e com seu trio Krug – Vanzella – Savytzky no Performing Arts Center de Moscou, uma das principais salas da Rússia.

É violinista chefe de naipe da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e coordenadora e fundadora da Cantilena Ensemble. Seu trabalho na Cantilena a levou em mais de 40 cidades brasileiras. Gravou pelo selo europeu Dux Records como solista frente à Orquestra polonesa Capella Bydgostiensis, sob a regência do maestro brasileiro José Maria Florêncio, obras de Marlos Nobre e Beethoven da Cunha.

O concerto contará ainda com a participação da spalla convidada, a violinista Svetlana Tereshkova, e como chefe de violoncelos, Maria Luisa Cameron. Os ingressos podem ser retirados na sexta-feira que antecede a apresentação.

T_orquestra_municipal


Link original: https://www.jj.com.br/cultura/orquestra-municipal-faz-mais-um-concerto-no-proximo-dia-10-no-polytheama/
Desenvolvido por CIJUN