Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Orquestra Municipal se apresenta no Polytheama neste sábado (10)

DA REDAÇÃO | 10/11/2018 | 05:04

Sob a regência de Cláudia Feres, o Teatro Polytheama sedia hoje, às 20h, o espetáculo “Tema e Variações em Sol Menor”, do compositor russo Alexandre Glazunov, durante o concerto da Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ). Glazunov foi aluno de Rimsky-Korsakov e professor de Shostakovich e Prokofiev e traz em sua obra o caráter nacionalista com influências da luminosidade e o lirismo de compositores como Tchaikovski e Borodin. O seu “Tema com Variações” foi inicialmente escrito para quinteto de cordas em 1895, arranjado para orquestra de cordas somente duas décadas mais tarde.

A segunda obra a ser apresentada nesse programa é a “Sinfonia nº 1 para cordas” do compositor alemão Felix Mendelssohn. Mendelssohn escreveu 12 sinfonias para cordas entre 1821 e 1823 entre seus 12 e 14 anos de idade. Esse conjunto de obras foi escrito ainda com grande influência de seu professor na época, Carl Friedrich Zelter, bastante inserido no modelo do período clássico e com grande interesse pelos contrapontos de Bach.

Fechando o programa, a Orquestra Municipal apresenta o “Concerto Grosso” do compositor inglês, Ralph Vaughan Williams. A obra, foi originalmente composta para a Associação de Escolas de Música Rurais da Inglaterra. A peça é dividida em 3 seções, sendo a 3ª opcional, escrita para estudantes. Uma ideia bastante interessante para estimular os jovens estudantes de música. A Orquestra Municipal de Jundiaí nesse concerto executará as 2 seções escritas para profissionais.

Outra convidada é a violinista Maria Fernanda Krug, atuou como solista em importantes orquestras internacionais, como Salzburg Chamber Soloists da Áustria, Kremlin Chamber Orchestra da Rússia e Capella Bydgostiensis da Polônia, e nacionais, como Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Bachiana Chamber Orchestra, Orquestra Sinfônica de Heliópolis, Amazonas Filarmônica, entre outras.

Fernanda é violinista-chefe de naipe da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e coordenadora e fundadora da Cantilena Ensemble. Seu trabalho na Cantilena a levou em mais de 40 cidades brasileiras. Gravou pelo selo europeu Dux Records como solista frente à Orquestra polonesa Capella Bydgostiensis, sob a regência do maestro brasileiro José Maria Florêncio. O concerto contará ainda com a participação da spalla convidada, a violinista Svetlana Tereshkova, e como chefe de violoncelos, Maria Luisa Cameron.

T_orquestra_santos


Link original: https://www.jj.com.br/cultura/orquestra-municipal-se-apresenta-no-polytheama-neste-sabado-10/
Desenvolvido por CIJUN