Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

‘Os Pontos de Vista’ retratam Saramago

SIMONE DE OLIVEIRA - scoliveira@jj.com.br | 08/03/2018 | 04:29

Até dia 3 de junho o Farol Santander, em São Paulo, sedia a exposição “Os Pontos e a Vista”, um passeio pela vida e obra do escritor português José Saramago. Com entrada gratuita, o tratamento da exposição segue uma linha peculiar. Ela é formada por 15 estações demarcadas por linhas no chão e divididas em dois andares. Em cada estação há um objeto que se relaciona com um pequeno filme: eles são projetados dentro de malas, em janelas, sobre montes de areia ou telas convencionais.

A cada parada, o visitante desenvolve um momento de intimidade com o autor e descobre algum aspecto da personalidade de um homem que, antes de ser o primeiro autor em língua portuguesa a ganhar um Nobel, foi serralheiro, mecânico, agricultor, jornalista, entre outras coisas. Sob a curadoria Marcello Dantas o objetivo da exibição é mostrar mais do homem do que da obra e revelar características marcantes do autor português, como o humor, a capacidade de observar e de se reinventar.

Os filmes apresentados estarão trechos editados do acervo do diretor Miguel Gonçalves Mendes, que conviveu com o escritor por cinco anos.
Entre os poucos objetos exibidos estarão os óculos de grau originais, o computador no qual escreveu seus livros, o Nobel emoldurado e a cama na qual Saramago dormia com os porcos aos seis anos de idade.

Serviço
O Farol Santander fica na rua João Brícola, 24, Centro. De ter. a sáb., das 9h às 20h; dom., das 9h às 18h.


Link original: https://www.jj.com.br/cultura/os-pontos-de-vista-retratam-saramago/
Desenvolvido por CIJUN