Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Passaporte Cultural: projeto apresenta prédios históricos para crianças

DA REPORTAGEM LOCAL | 23/08/2018 | 13:30

A Prefeitura lançou oficialmente nesta quarta-feira (22) o programa Passaporte Cultural – Guardiões do Patrimônio. O encontro, realizado na Sala dos Relógios do Complexo Fepasa, contou com a presença de um grupo formado por 20 alunos da Emeb Carlos Foot Guimarães, que já participava da visita monitorada . Até o momento, cerca de 250 crianças do grupo G5 (cinco anos) de escolas municipais já participaram da visita.

Viabilizado por meio da Plataforma de Educação e Cultura da Prefeitura, o lançamento do programa integra as ações do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural e faz parte do eixo de investimentos na aprendizagem do programa Escola Inovadora.

Representando o prefeito Luiz Fernando Machado, a gestora da Unidade de Educação (UGE), Vasti Ferrari Marques, e o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, ressaltaram o sucesso do programa. Para Vasti, o alinhamento do programa com o “Escola Inovadora” revela a importância que a memória deve ter na vida das crianças. “Os alunos saem transformados desta visita e são propagadores da proposta em suas casas. Cada um de nós tem uma história com a ferrovia, com a Matriz, com o Polytheama. Dependem de nós a preservação desses lugares e a formação de seres humanos ainda melhores.”

Peroni destacou a transformação conseguida a parti das atividades culturais. “Só pode sentir a diferença que a Cultura faz na vida das pessoas quem já passou por uma experiência transformadora. E nisto reside a proposta do Passaporte Cultural: modificar a vida destas crianças, proporcionar que elas tenham uma vivência junto aos patrimônios municipais para que elas jamais deixem que o Complexo Fepasa volte ao cenário de abandono que a UGC encontrou há pouco mais de um ano, quando se mudou para cá.”

Passaporte
A entrega do passaporte às crianças é feita durante a visita ao Complexo Fepasa, onde as crianças, guiadas por um ator fantasiado de chefe de estação da Companhia Paulista, conhecem e garantem os carimbos do Museu da Cia. Paulista, da Unidade de Gestão de Cultura, além do Poupatempo e da Fatec.

Após a visita, os pais ou responsáveis devem acompanhar os filhos à Ponte Torta, à Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, ao Teatro Polytheama, ao Gabinete de Leitura Ruy Barbosa, ao Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão e à Catedral Nossa Senhora do Desterro, onde os demais carimbos serão obtidos. Com o passaporte completo, os alunos devem regressar ao Complexo Fepasa e obter o carimbo final no Departamento de Patrimônio Histórico, que lhes garantirá um certificado e um bóton de “Guardiões do Patrimônio.

Simpósio
A programação especial do Mês do Patrimônio segue nesta quinta-feira (023), a partir das 8h30, com a abertura do 6º Simpósio sobre Patrimônio Material e Imaterial no Complexo Fepasa, que segue nos dias 24 e 25 de agosto); o 2º Passeio Ciclístico pela Rota Turística do Centro Histórico (26 de agosto, a partir das 10h) e a Viagem Fantástica pelo Teatro Polytheama (31 de agosto, às 10h).

Foto: PMJ

Foto: PMJ


Link original: https://www.jj.com.br/cultura/passaporte-cultural-projeto-apresenta-predios-historicos-para-criancas/
Desenvolvido por CIJUN