Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Peça premiada em 2019 é exibida no Sesc este sábado (29)

Da Redação | 25/02/2020 | 05:10

No sábado, dia 29, às 17h, a Cia. Bendita encena seu premiado (APCA 2019) espetáculo musical ‘Elagalinha’, no Sesc Jundiaí. A apresentação tem classificação etária livre e é grátis para todos os públicos. Com direção e texto do dramaturgo Marcelo Romagnoli, a trama desenvolve e incorpora muitas características da fábula (em que animais possuem características humanas), mas subverte a todo momento sua estrutura. A peça ganhou em 2019 o prêmio APCA de Melhor espetáculo exibido em espaço aberto.

As fábulas surgiram numa época em que a liberdade de expressão era limitada. Assim era comum usar histórias para criticar a sociedade, os costumes e o governo sem represálias. Elas serviam como código para que os mais fracos pudessem se contrapor aos mais fortes.

A tônica do espetáculo é a crise das relações entre fortes e fracos, adultos e crianças, novo e velho, com um foco sobre o conceito de Educação. A personagem principal é uma galinha com as mais sensíveis qualidades humanas. Já o vilão, é um homem carregado dos piores instintos animais. O que sustenta a história, sua metáfora, é a discussão sobre o mundo, os costumes, a educação e a infância.

O texto foi premiado pelo Proac – Edital de Publicação Literária do Governo do Estado de São Paulo e sua primeira leitura pública aconteceu no Projeto Dramaturgias, no Sesc Ipiranga, em 2018.

SINOPSE
Uma galinha de seis anos vai à escola pela primeira vez. No caminho, é feita prisioneira por um monstro. Sua jaula vira uma sala de aula e o que ela ensina vem do coração. Com muito humor e desconstrução narrativa, seu tema principal é a Educação. Uma dupla de críticos comenta as ações, num enredo paralelo.

SERVIÇO
“Elagalinha”
Quando: Dia 29. Sábado, 17h
Duração: 60 minutos
Onde: Área de Convivência do Sesc Jundiaí
Quanto: Grátis

 


Link original: https://www.jj.com.br/cultura/peca-premiada-em-2019-e-exibida-no-sesc-este-sabado-29/
Desenvolvido por CIJUN