Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Polytheama chega a fase final de melhoria

Da Redação | 19/07/2020 | 08:00

Após período de adequação de projeto e preparo de estrutura, está em execução a obra de instalação de ar-condicionado no Teatro Polytheama pela empresa vencedora do processo de contratação. As obras, uma antiga demanda da classe artística e da população, concluem uma série de melhorias no teatro centenário, pensando em questões como segurança, bem-estar e preservação do patrimônio. Somente para esta obra, a Prefeitura investe cerca de R$ 1,2 milhão, pelo programa Avança Jundiaí.

Desde o ano passado, diversas melhorias têm sido realizadas no Polytheama, como a aplicação de verniz antichamas e ajustes no palco. Para o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, obras devem elevar a qualidade dos espetáculos. “Chegamos à fase final de uma série de melhorias no Teatro, que é um bem municipal tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat). Por essa razão, tivemos os cuidados necessários ao executar melhorias há tempos solicitadas pela sociedade”, comemora o gestor.

Antes do início da instalação do ar propriamente dita, foram necessárias outras intervenções preliminares, como as elaborações do projeto elétrico, de laudo técnico sobre a laje e de projeto para distribuição de carga, além da fixação dos condensadores, aquisição de ferragens para reforço da estrutura e aluguel de andaimes. Nesta fase preparatória foram investidos pouco mais de R$ 216 mil.

Para o diretor do Departamento de Teatros, Wagner Nacarato, a obra é uma conquista do teatro. “A instalação do ar coloca o Polytheama em um novo status. Infelizmente eram muitas as histórias de pessoas que saíam no meio do espetáculo por conta do calor no verão, período em que havia mais espetáculos, assim como os relatos de artistas que se apresentavam aqui, mas acabavam não voltando por causa dessas condições”.

O teatro passa também por pintura interna. Já os banheiros, também passam por obras, com a instalação de azulejos nas paredes, algo previsto desde o seu projeto original.

Aplicação de verniz antichamas e ajustes no palco começou no ano passado


Link original: https://www.jj.com.br/cultura/polytheama-chega-a-fase-final-de-melhoria/
Desenvolvido por CIJUN