Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Projeto Guri abre vagas para grupos de referência

DA REDAÇÃO | 19/10/2018 | 14:03

As inscrições para o processo seletivo dos 13 Grupos de Referência do Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – serão realizadas de 1 a 27 de novembro. A temporada 2019 dispõe de 381 vagas para alunos em estágio avançado de aprendizagem, jovens interessados em ampliar o repertório, além de aprimorar o conhecimento musical e artístico. Participam dos grupos guris de 12 a 21 anos e todos recebem bolsa-auxílio. O edital e a ficha de inscrição estão no site http://www.sistemasaapg.com.br/programadebolsas.

Os Grupos de Referência são conjuntos que fomentam o desenvolvimento musical de crianças, adolescentes e jovens que pretendem se aperfeiçoar. O objetivo é oferecer um repertório desafiador, acompanhamento sociopedagógico qualificado, workshops, masterclasses, apresentações com artistas renomados e produção de concertos.

A cada ano há um novo processo seletivo para integrar um dos 13 grupos. São orquestras, cameratas, bandas, coros, grupo de percussão, entre outras formações musicais que servem de modelo e incentivo para todos os alunos e alunas do Projeto Guri.
Atualmente nas cidades de Araçatuba, Bauru, Franca, Itaberá, Jundiaí, Lorena, Ourinhos, Piracicaba, Presidente Prudente, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto e Sorocaba, os Grupos de Referência ensaiam nos polos do Guri duas vezes por semana e são formados por alunos da região em que estão estabelecidos. O repertório abrange diferentes estilos musicais e épocas, contemplando do erudito ao popular.

A seleção é feita por meio de testes práticos e entrevistas coordenadas pelos profissionais da Amigos do Guri. Além da bolsa-auxílio, os candidatos também podem requerer auxílio de deslocamento até os ensaios, quando necessário. Os Grupos de Referência são patrocinados pelas empresas: Catho (todos os GRs); Caterpillar (GR de Sorocaba) e Valgroup (GR de Lorena). Patrocinadores e apoiadores do projeto Guri: Instituto CCR, Sabesp, SKY, CTG, EMS, Microsoft, Usina Colorado, Caterpillar, Supermercados Tauste, Capuani do Brasil, Grupo BB e Mapfre, Pinheiro Neto, WestRock, Valgroup, Banco Votorantim, Mercedes Benz, Catho, Hasbro, Cipatex, PPE Fios, Grupo Maringá, Raízen, Castelo Alimentos, Arteris e Cremer.

Foto: Jornal de Jundiaí

Foto: Jornal de Jundiaí


Link original: https://www.jj.com.br/cultura/projeto-guri-abre-vagas-para-grupos-de-referencia/
Desenvolvido por CIJUN