Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Projeto leva música e culinária na região central

| 08/05/2014 | 10:53

Esta sexta-feira (9) promete ser diferente para quem passar pela Rua Barão de Jundiaí, região central de Jundiaí. O calçadão abre espaço para a estreia do Projeto “Sexta no Centro – Cultura e gastronomia para toda a família”, das 18h às 22h, com manifestações artísticas, artesanato e culinária.

Segundo o diretor do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão, Jean Camoleze, o evento, embora piloto, tem como finalidade dar vida cultural ao Centro, transformando a Barão de Jundiaí em um corredor cultural. “Esta necessidade sempre foi da própria população, tendo sido apontada durante o Fórum Permanente, que aconteceu no início do ano. Então, temos certeza de que será um evento que tende a crescer a cada edição mensal”, acredita.

No museu, o evento estende seu horário de abertura para estrear a exposição “Mãos à Obra”, que traz parte da história do operariado no início industrial de Jundiaí. “Esta mostra é fruto de um trabalho de pesquisa realizado no Centro de Memória da Unicamp (Universidade de Campinas)”, conta Jean.

Música
Entre as atrações artísticas está a Orquestra de Viola Caipira Terra da Uva. “A proposta é levar ao público uma viagem pelo sertão do Brasil, incluindo no repertório canções de Renato Teixeira, Luiz Gonzaga, Almir Sater, além de um arranjo feito especialmente para o evento da música Cio da Terra, de Milton Nascimento e Chico Buarque”, adianta o responsável pela orquestra, Daniel Franciscão. Além da Orquestra, a trilha sonora do evento será feita pela Banda Reprise Inédita.

Outras atrações
Na parte gastronômica serão montadas 15 barracas de alimentação, incluindo comida árabe, portuguesa, japonesa, italiana, doces, lanches, espetos, salgados, tapioca, crepes, milho verde, pães e biscoitos. O evento também contará com exposição de artesanato – com 20 bancas de artesãos que fazem parte do Projeto Jundiaí Feito à Mão – mostrando o trabalho que fazem. As atrações estarão espalhadas na praça Governador Pedro de Toledo, em frente ao Museu.


Link original: https://www.jj.com.br/cultura/projeto-leva-musica-e-culinaria-na-regiao-central/
Desenvolvido por CIJUN