Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Sesc debate envelhecimento por meio da arte neste sábado (6)

DA REDAÇÃO | 06/10/2018 | 07:00

A potência dos palcos dos teatros e dos corpos em movimento na dança como instrumento transformador e fundamental na ruptura com os preconceitos e estereótipos relacionados aos idosos são o foco da “Mostra Sentidos: A longevidade na arte”, que acontece até 11 de outubro, nas 38 unidades do Sesc da capital, litoral e interior de São Paulo.

A ação do Sesc São Paulo celebra o Dia Internacional do Idoso (1º de outubro) com as linguagens do teatro e da dança, que contemplam os temas da longevidade e do envelhecer em suas narrativas, dramaturgias, formatos, elencos e propostas para o público de todas as idades.

Em Jundiaí, a mostra chega neste sábado (6), às 16h, com o espetáculo “Aventura Piraçara”, da Cia. Paraladosanjos, de São Paulo. A comédia musical traz histórias, memórias e tradições orais coletados nas viagens da trupe para cidades do interior e do litoral paulista.

Espetáculo
O grupo utiliza poesias e canções para narrar as aventuras de caipiras e caiçaras e responder quais são as diferenças entre eles além do ambiente em que vivem, marcado pelo forte terracota do interior e o azul do mar do litoral. Embalados pelo clima de uma festa de casamento fora dos padrões, os personagens levam a plateia para uma viagem cheia de encontros e desencontros.

A direção (guias de viagem) é de Dorothy Max Prior e Raquel Scotti Hirson, e o provocador cênico (periscópio), Fernando Villar. No elenco (aventureiros) estão Marcos Becker, Marilia Ennes e Lya Bueno. A trilha sonora fica por conta de Vinicius Sampaio, a captação de imagens (topógrafo) de Roberto Bueno e Renata Siqueira Bueno. Os figurinos (camuflagem) são de Helen Quintans e a edição de imagens (caleidoscópio) de Alessandro Poeta e Lorenzo Ennes. O design (cartógrafo) fica por conta de Arthur Amaral. No elenco de apoio (agentes de viagem), Carolina Mandell, Kelly Cheretti e Mariana Rottilli.

A entrada é gratuita, com retirada dos ingressos 1h antes do espetáculo. Segundo Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, a instituição é pioneira no trabalho social com idosos com ações permanentes e presença constante nas ações e debates no âmbito do Dia Internacional do Idoso. “Assim, a ‘Mostra Sentidos’ propõe discutir a velhice e a longevidade por meio da arte, na expectativa de que as reflexões despertadas pelo teatro e pela dança suscitem a desconstrução dos estereótipos e preconceitos que cercam o envelhecimento”, frisa. O Sesc Jundiaí fica na avenida Antônio Frederico Ozanan, 6.600. Site: sescsp.org.br/jundiai.

T_sesc_AventuraPiraçara2


Link original: https://www.jj.com.br/cultura/sesc-debate-envelhecimento-por-meio-da-arte-neste-sabado-6/
Desenvolvido por CIJUN