Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Teatro de rua “Terra abaixo, Rio acima” chega a Atibaia

Da redação | 24/07/2019 | 08:15

O teatro de rua “Terra abaixo, Rio acima”, da Cia. Cênica, de São José do Rio Preto/SP, chega a Atibaia neste domingo, dia 28. A apresentação é gratuita e será no Centro Comunitário do bairro Iara, às 14 horas, em parceira com o MAB – Movimento dos Atingidos por Barragens.

“Terra abaixo, Rio acima” é resultado de pesquisas da Cia. Cênica em sua região, o Noroeste Paulista. A peça inspira-se em histórias que envolvem a construção da usina hidrelétrica de Ilha Solteira/SP, no Rio Paraná, concluída em 1978, como a lenda da Velha Barrageira, e em fatos históricos como a Revolta do Arranca-Capim, encabeçada por camponeses em Santa Fé do Sul/SP. Em cena, o repertório musical é tocado e cantado ao vivo pelo elenco.

A personagem principal é inspirada em Aparecido Galdino Jacintho, o Aparecidão, líder religioso na antiga cidade de Rubineia/SP, inundada pelas águas do lago artificial da usina. Ele era conhecido na época por benzer e curar pessoas e animais e foi retratado no documentário “O Profeta das Águas”, de Leopoldo Nunes.

Aparecidão recebia mensagens espirituais que o impeliram a organizar e conduzir o pequeno “Exército da Força Divina”, com o intuito de impedir, por meio da fé, que a hidrelétrica fizesse desaparecer sua cidade. Foi preso junto a outros camponeses que o seguiam, torturado no Dops e Doi-Codi, em São Paulo, e enclausurado por sete anos no manicômio judiciário de Franco da Rocha.

A partir de seus estudos para criar o espetáculo, a Cia. Cênica bebeu na fonte do realismo mágico, misturou e reinventou eventos e personagens, dando espaço ao imaginário.
“Terra abaixo, Rio acima” é uma peça itinerante, em que plateia e elenco caminham juntos por cerca de 150 metros. Depois da apresentação, haverá um bate-papo com o público. Todas as atividades são gratuitas.

A circulação do espetáculo foi viabilizada pelo edital de Circulação de Artes Cênicas para Rua do ProAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Governo do Estado de São Paulo. A circulação seguirá até agosto e ao todo vai passar por 12 cidades.

Segundo Fagner Rodrigues, diretor da Cia. Cênica, a proposta nesta circulação é levar a peça a cidades que dialogam com o universo temático abordado, como o direito à terra, o desenvolvimentismo versus os modos de ser, viver e fazer tradicionais, além da memória e da preservação ambiental. Ele explica que o conceito do espetáculo repousa na ideia de que ainda há outros mundos possíveis.

Serviço:
Quando: 28 de julho, domingo, 14 horas
Onde: Centro Comunitário do bairro Iara (Estrada Municipal Campo Limpo Paulista, s/n – Bairro Iara – Atibaia/SP)
Quanto: Gratuito


Link original: https://www.jj.com.br/cultura/teatro-de-rua-terra-abaixo-rio-acima-chega-a-atibaia/
Desenvolvido por CIJUN