Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Titãs exploram novo formato e estreiam ópera rock no Sesc

SIMONE OLIVEIRA - scoliveira@jj.com.br | 21/03/2018 | 03:52

Com 36 anos de estrada, o grupo agora prepara uma ópera-rock, intitulada “Doze Flores Amarelas” reunindo no palco seus três remanescentes originais Bellotto, Branco Mello e Sérgio Britto, além do baterista Mario Fabre, o guitarrista Beto Lee e três cantoras.
A produção terá uma pré-estreia nos dias 3 e 4 de abril, no Festival de Teatro de Curitiba. Depois faz quatro sessões no Sesc Pinheiros, em São Paulo, a partir do dia 12.
É um projeto que surgiu há cerca de dois anos, quando a banda tentava experimentar novos formatos. “Temos o hábito de valorizar canções com um sentido mais aberto”, diz Britto. “Achamos que contar uma história por meio de canções seria um processo rico para nós como compositores.”
Trabalharam o argumento junto ao diretor e dramaturgo Hugo Possolo e ao escritor Marcelo Rubens Paiva, chegando ao tema do assédio e como ele se dissemina no mundo tecnológico.

“A tecnologia está tão presente hoje nas nossas vidas, e achamos que essa questão traria uma ligação mais contemporânea para a história”, afirma Possolo, que divide a direção de “Doze Flores Amarelas” com Otavio Juliano.
A dramaturgia foi tecida a partir das 25 músicas inéditas dos Titãs (com colaborações de Fabre e Lee), então “uma demo em voz e violão, que é bem difícil de escutar, a gente reconhece”, diz Britto.

Quase não há falas no espetáculo, exceto por alguns diálogos em off e uma narração gravada por Rita Lee. Esta por vezes é acompanhada de arranjos instrumentais assinados por Jaques Morelenbaum.
Tudo é contado por meio das músicas, como “Nada Mais Basta”, que abre o trabalho: “Atrás dessa menina/ Tem um homem atrás de outro nome/ Que diz te entender/ Atrás dessa janela/ Um pouco dela, uma mulher sincera/ Que quer te conhecer”.
“Doze Flores” acompanha três Marias (interpretadas por Corina Sabba, Cyntia Mendes e Yás Werneck) que fazem uso de um aplicativo da moda, chamado Facilitador -espécie de oráculo que diz aos jovens como devem agir.

SERVIÇO

Doze Flores Amarelas será apresentado em São Paulo entre os dias 12 e 14 de abril, Às 21h, e dia 14 dia 18h. O Sesc Pinheiros fica na rua Paes Leme, 195. Ingressos custam de R$ 18 a R$ 60 (São Pau[/PINK FLOYD][/DO THE WHO]lo).


Link original: https://www.jj.com.br/cultura/titas-exploram-novo-formato-e-estreiam-opera-rock-no-sesc/
Desenvolvido por CIJUN