Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Tradicional Chupa que é de Uva desfila nesta sexta

MARIANA CHECONI | 11/02/2020 | 09:00

Criado em 2012 e desde então um dos blocos de rua mais conhecidos de Jundiaí e Região, o Chupa que é de Uva desfila nesta sexta-feira (14) na nova avenida do Córrego das Valquírias a partir das 16h.

De acordo com o presidente do bloco, Val Júnior, a expectativa é que o desfile reúna cerca de 30 mil pessoas. “Ano passado contamos com esse número de participantes, mas caiu a maior chuva. Esperamos que este ano o clima colabore para um bom desfile”, afirma.

Val conta que o local que o bloco vai sair este ano é uma das principais novidades deste ano. “O local está bem preparado. Asfalto novo, avenida larga e com boas calçadas. O pessoal vai estar mais confortável que no ano passado, pois a região ainda estava em reforma nesta época”, afirma. Além do local, a banda que marca presença é outra grande novidade. “Tenho certeza de que o folião vai curtir a estreia da nossa nova banda, a Mikaloka. Especializada em samba e Carnaval, a banda tem 15 anos de estrada, já tocou em carnavais no Clube Jundiaiense e no Tenis Clube, toca também em resorts, e em várias cidades do Brasil, inclusive em Salvador. Procuramos uma grande atração para não deixar o folião parado”, ressalta Val.

Todo ano, o bloco sai com uma temática diferente. Geralmente temas que a mídia repercutiu muito durante o ano anterior. Em 2020, apostaram na preservação do meio ambiente, por conta das queimadas que destruíram parte da fauna e flora. “Com os grandes incêndios, percebemos que é preciso uma mobilização geral das pessoas e dos governantes para preservar nossas matas e florestas. Por isso, a nossa corte deste ano sai inspirada nas matas, animais e cores do Brasil”, revela.

A avenida também estará caracterizada. Serão colocadas faixas em sua extensão pedindo cuidado com o meio ambiente e, acima de tudo, para que o lixo não seja jogado dentro do córrego. “Nós não somos ambientalistas ou especialistas no assunto, mas somos um bloco de carnaval que alcança muita gente. Por conta disso, é nosso dever alertar as pessoas a cuidar do meio ambiente”, conta Val.

O presidente afirma que cada bloco tem seu diferencial. O Chupa que é de Uva tem como objetivo resgatar o Carnaval antigo. “Nosso bloco quer unir as famílias no estilo ‘vai quem quer’. Por isso não vendemos abadás. Pedimos para o pessoal ir com um acessório ou fantasia, mas se não quiser, é bem-vindo do mesmo jeito. Outro diferencial é que não tocamos só marchinhas de Carnaval. Além das músicas tradicionais, a banda toca algumas das mais ouvidas pelo público”, conta.


Link original: https://www.jj.com.br/cultura/tradicional-chupa-que-e-de-uva-desfila-nesta-sexta/
Desenvolvido por CIJUN