Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Trem de Natal encerra viagem na Estaçãozinha, em Jundiaí

BÁRBARA NÓBREGA MANGIERI | 21/12/2018 | 05:02

O trem iluminado do ‘Natal nos Trilhos’ vai encerrar sua viagem em Jundiaí na noite deste sábado (22). A comitiva histórica com iluminação especial de Natal sai de Campinas às 19h30 e deverá chegar à terra da uva por volta das 21h, após passar por diversos trilhos da Região, o que pode acarretar em atrasos.

A locomotiva 7202 é uma das sete unidades existentes do modelo GE C30-7A, que foi usada nos anos 50 para transportar produtos agrícolas para o litoral paulista. O trem é o único que pôde ser incorporado ao acervo da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), responsável pela restauração de dois vagões em parceria com a empresa Rumo.

Agora, com iluminação especial para o Natal, a comitiva viaja todos os anos por diversas malhas ferroviárias do interior de São Paulo como parte do projeto “Natal nos Trilhos”, que surgiu em 2017, com a passagem das locomotivas iluminadas “arrematando” uma série de iniciativas de responsabilidade socioambiental da Companhia. Entre ações de voluntariado envolvendo colaboradores, reciclagem de materiais, visitas a instituições carentes e apresentações culturais, a passagem de trens iluminados levou luz e cor a milhares de pessoas.

O trem começou sua jornada deste ano no último domingo (16), em São José do Rio Preto, e desde então vem viajando por outras 25 cidades até chegar a Jundiaí. A parada final do projeto será a Estação Central de Jundiahy, a Estaçãozinha, para chamar atenção aos problemas do local. O coral di Centro de Educação e Lazer para Melhor Idade (CELMI) fará uma apresentação durante o evento.

A estação histórica, que já estava há muitos anos abandonada, foi destruída por um incêndio em julho deste ano. Desde então, um grupo de voluntários encabeçados por Eusébio Pereira dos Santos, que preside a Associação de Preservação da Memória Histórica da Companhia Paulista de Jundiaí, tenta sensibilizar os governos para que o prédio seja restaurado e reaproveitado como espaço cultural.

tremnatal


Link original: https://www.jj.com.br/cultura/trem-de-natal-encerra-viagem-na-estacaozinha-em-jundiai/
Desenvolvido por CIJUN