Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Vinhedo ganha memorial de arte neste sábado (6)

DA REDAÇÃO | 05/10/2018 | 06:02

Neste sábado (6), será aberto ao público o Memorial de Arte Adelio Sarro (MAAS), em Vinhedo, um espaço para disseminação da cultura e da arte de um dos mais importantes artistas brasileiros. Com 2 mil metros quadrados de construção, o memorial foi projetado pelo artista Adelio Sarro e construído com recursos próprios. É também um espaço versátil para sediar exposição de jovens ou consagrados artistas e os mais diversos tipos de manifestações artísticas.

“O memorial é a realização do sonho de uma vida. Nele, através da arte, pude contar minha trajetória desde menino, quando aos 12 anos comecei a pintar e a esculpir. O processo de realização não foi fácil, aconteceu gradativamente, a custa de muito trabalho e em condições das mais adversas. Mas, conseguimos e, agora, o deixamos como legado, especialmente para as novas gerações, para que cresçam sabendo que, assim como a educação, a arte nos possibilita conectar com nossa própria história e dialogar com o mundo”, declara Adélio Sarro

A partir das 10h deste sábado, o público terá acesso aos 95 quadros e 25 esculturas que retratam diversos períodos da carreira de Sarro, inclusive oito peças da coleção “Arte Acesso”, desenvolvida com técnica mista e diversos materiais como resina, papel, tecido, pó de mármore, entre outros, que criam campo visual tátil, adequado à visitação de deficientes visuais.

Logo na entrada, a fachada impressiona com um painel de 9 metros de altura por 17 de largura, esculpido em baixo relevo no concreto e que conta a história de vida do artista. A parte interna é dividida em espaços que acomodam harmoniosamente as coleções de Sarro e também salas para workshops e divulgação de outros artistas, das mais diversas linguagens da arte. Há, ainda, um Café Cultural e uma loja de souvenirs. Em um anexo fica a oficina de esculturas de Sarro e, em frente, repousam grandes obras em um espaçoso jardim decorado com painéis de mosaico.

Eventos
Para os meses de novembro e dezembro, há dois eventos programados no espaço. A exposição “Universo Vênus”, na qual várias artistas parceiras de Sarro mostrarão suas obras, e a Feira de Artes Karuá, com diversas manifestações artísticas. O memorial fica na rua Ursa Maior, 210, Mirante das Estrelas, em Vinhedo. Funcionamento: quarta, quinta e sexta-feira, das 10h às 17h, para grupos agendados (de 10 a 30 pessoas); sábado e domingo, aberto ao público das 10h às 17h. Ticket de entrada: R$ 10 inteira e R$ 5 meia-entrada. Telefone (19) 3826-0993.

T_MemorialAdelioSarroVinhedo


Link original: https://www.jj.com.br/cultura/vinhedo-ganha-memoral-da-arte-neste-sabado-6/
Desenvolvido por CIJUN