Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Cheque de qualquer valor será compensado em um dia

da redação | 17/04/2018 | 04:00

A partir de agora, cheques de qualquer valor passam a ser compensados em um dia útil. Até então, cheques de até R$ 299,99 demoravam dois dias úteis para “cair” na conta do favorecido, seja pessoa física ou jurídica. Na prática, entretanto, a mudança parece que não terá grande impacto, já que as transações com cheques são cada vez menos frequentes.

Paulo Henrique Monteiro diz que 90% dos pagamentos são feitos em cartão

Paulo Henrique Monteiro diz que 90% dos pagamentos são feitos em cartão

Francisco Ventrice Netto não aceita pagamento em cheque há cerca de 5 anos

Francisco Ventrice Netto não aceita pagamento em cheque há cerca de 5 anos

Um dos fatores que contribuíram para a redução no prazo de compensação, segundo os bancos, foi justamente a queda no número de cheques liquidados no País. Em 2017, foram compensados 494 milhões de cheques, 85% menos que o registrado 1995, quando foram compensados 3,3 bilhões de cheques.

Comerciantes consultados pela reportagem ratificam essa queda. “Essa mudança não vai mudar muito para mim. Hoje em dia, 90% dos pagamentos são feitos em cartão, de débito ou crédito”, afirma Paulo Henrique Monteiro, dono de uma loja de artigos countries.

A comerciante Renata Simeone, que tem uma loja de roupas, acredita que a mudança é interessante, “porque o dinheiro cai antes na conta”. Mas ela também quase não recebe cheques. “Cerca de 90% dos pagamentos aqui são em cartão.”

Proprietário de uma loja de materiais de construção, Francisco Ventrice Netto nem sabia da mudança no prazo de compensação. “Já tem uns cinco anos que a gente não aceita mais pagamento em cheques. A maioria dos clientes, cerca de 70%, paga em cartão. O restante, em dinheiro”, afirma.


Link original: https://www.jj.com.br/economia/cheque-de-qualquer-valor-sera-compensado-em-um-dia/
Desenvolvido por CIJUN