Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Com maio positivo, Indústria cria mais de 3 mil vagas de emprego em 2018

vinícius scarton | 19/06/2018 | 05:30

Em 2018 foram gerados aproximadamente 3.250 postos de trabalho no setor industrial na Diretoria Regional do CIESP em Jundiaí (região composta por 11 municípios).  somente em maio, o aumento foi de 250 vagas, uma variação de 0,21% em relação a abril. Este é o quinto mês consecutivo com saldo positivo na geração de empregos na indústria. Nos últimos 12 meses, o acumulado registrou 1,79%, representando um crescimento de aproximadamente 2 mil novos postos de trabalho.

Para o diretor-titular do Ciesp Jundiaí, Marcelo Cereser, o resultado do período é sinal da retomada da economia. “É o quinto mês consecutivo de números positivos e isso é um bom sinal”, diz. Embora o cenário seja de otimismo, o diretor ressalta que a economia ainda sofrerá impactos de uma verdadeira “montanha russa”. “Isso ocorrerá até que haja uma definição sobre quem serão os candidatos viáveis para concorrer a eleição como presidente do país”, explica.

CLIQUE AQUI E CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE A ECONOMIA JUNDIAIENSE E BRASILEIRA

CLIQUE AQUI E LEIA OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE JUNDIAÍ

Segundo Cereser, a diversidade das áreas de atuação de Jundiaí é um dos motivos do bom desempenho do mercado de trabalho na cidade. O nível de emprego industrial da diretoria regional do Ciesp Jundiaí foi influenciado no mês de maio pelas variações positivas dos setores de produtos têxteis (3,42%), móveis (1,82%), máquinas e equipamentos (1,61%), produtos de metal (exceto máquinas e equipamentos) em 1,12%.

“Esse rendimento ocorreu devido a uma acomodação dos setores produtivos e industriais em relação aos novos patamares de câmbio e juros, que afetam bastante o setor industrial”, salienta Cereser.

Questionado sobre a tendência de crescimento, Cereser explica que a Copa do Mundo não tem característica de afetar a geração de empregos na indústria. “No entanto, existe uma incerteza quanto às eleições de outubro, que geram uma certa apreensão dos setores produtivos quanto ao andamento de novos investimentos e novas contratações”, resume.

MARCELO CERESER DIRETOR TITULAR CIESP


Leia mais sobre | | |
Link original: https://www.jj.com.br/economia/com-maio-positivo-industria-cria-mais-de-3-mil-vagas-de-emprego-em-2018/
Desenvolvido por CIJUN