Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Desaposentação: metalúrgicos podem melhorar benefícios

| 20/10/2014 | 10:20

A 7ª Turma do Tribunal Regional Federal de São Paulo reconheceu a possibilidade da desaposentadoria beneficiando dois metalúrgicos de Jundiaí. Eles se aposentaram, mas continuaram trabalhando, e agora tiveram assegurado o direito de renunciar ao benefício para requerer um outro, com acréscimo do tempo de serviço e das contribuições. Ambos foram orientados pelo departamento Jurídico do Sindicato dos Metalúrgicos.
 
Desaposentação é o ato voluntário do segurado que pleiteia o cancelamento de sua aposentadoria visando a concessão de uma outra mais vantajosa. Na prática, isto significa que, ao cancelar o primeiro benefício, o segurado terá computado na segunda aposentadoria todas as contribuições realizadas após a primeira ou seja, o período trabalhado com novas contribuições para a Previdência Social servirá para melhorar o valor da aposentadoria.

Isso acontece quando o segurado se aposenta e volta a trabalhar para complementar sua renda e, assim, passa a contribuir novamente com o INSS. Atualmente, o Governo estima que 500 mil aposentados continuam trabalhando e contribuindo com a Previdência Social.


Link original: https://www.jj.com.br/economia/desaposentacao-metalurgicos-podem-melhorar-beneficios/
Desenvolvido por CIJUN