Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Desburocratização atrai novas empresas para Jundiaí

VINÍCIUS SCARTON | 10/06/2018 | 03:58

Com o propósito de incentivar a instalação de grandes empresas na cidade, a Prefeitura de Jundiaí tem buscado celeridade em seus processos internos e, a partir do Programa Desenvolve Jundiaí, a emissão de um alvará para uma grande empresa pode ocorrer em cerca de 15 dias, diferente do que acontecia, quando o mesmo tipo de procedimento era concluído de 60 a 90 dias. Tal iniciativa foi elogiada pelo CEO Wanderley Cunha, que atua na empresa Omron Healthcare (gigante japonesa do setor de saúde), que será instalada na cidade, com investimentos de R$ 60 milhões. Ele afirmou que a agilidade na obtenção das licenças necessárias foi fundamental para a escolha do município. “A cidade tem uma infraestrutura excelente, localização privilegiada e vários outros aspectos atrativos. Isso somado ao suporte que recebemos do poder público foi determinante para a nossa estratégia”, disse.

LEIA MAIS SOBRE ECONOMIA

Marco Barro, sócio-proprietário da Belnatur, uma empresa do ramo de frutas desidratadas que começa a operar em junho no município, também mencionou a interlocução com a prefeitura como um dos motivos que o fizeram optar por Jundiaí para investir. “Percebemos no decorrer do processo que a administração tem um olhar para o futuro e entende a importância da iniciativa privada no desenvolvimento da cidade”, afirmou.
Quem também aprovou o Programa Desenvolve Jundiaí foi o diretor institucional e de marketing da Ascenty, Roberto Rio Branco. “Nossa empresa tem entre suas estratégias atuar em cidades com ambientes favoráveis aos negócios proporcionado por uma gestão pública eficiente. Essa aproximação com o setor privado mostra o interesse da administração em pensar a longo prazo no que se refere ao desenvolvimento de Jundiaí”, destacou.

Já o consultor de empreendedorismo, Thiago Alexandre Brandão Farias também comentou sobre o modelo adotado em Jundiaí na rota de atração de novas empresas, a partir da desburocratização para investimentos na cidade. “Outro ponto que tem atraído os empresários é o ambiente inovador do município, além do investimento para tornar Jundiaí uma cidade sustentável”, opinou.
A sócia-proprietária da empresa Bolo da Madre, especializada em bolos e doces, Fernanda Castanheda Calvo destacou os motivos para a instalação de um novo espaço na cidade e como está o processo de emissão de alvará. “Atuamos com uma franquia e abrimos a empresa com CNPJ. Neste momento já estamos com o protocolo de pedido de alvará e aguardando a definição de procedimento da prefeitura. A instalação da franquia em Jundiaí acontece, pois o município é interessante comercialmente falando, tem muito poder aquisitivo e muitas pessoas estão migrando para a cidade”, explica.

Outras iniciativas
O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, ressalta que várias ações têm sido realizadas em busca de uma maior agilidade no processo de abertura de empresas em Jundiaí. “Além do fortalecimento do Desenvolve Jundiaí, que objetiva agilizar os procedimentos administrativos de aprovação de empreendimentos, podemos citar também a criação, no ano passado, do GTT Competitividade, que objetiva a redução da burocracia”, completou.

Levantamento
De 2017 até o prezado momento, marcas como a Pochet, Varian, Coexpan, Havan, Tauste, MRS, WAGO, Cavanna, Tenda e VOA SP escolheram Jundiaí para investir.

 

Fernanda Castanheda Calvo destacou as vantagens para a instalação de um novo empreendimento na cidade

Fernanda Castanheda Calvo destacou as vantagens para a instalação de um novo empreendimento na cidade (Foto: Rui Carlos)


Leia mais sobre | |
Link original: https://www.jj.com.br/economia/desburocratizacao-atrai-novas-empresas-para-jundiai/
Desenvolvido por CIJUN