Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Empresários buscam informações para exportar para Espanha

GUSTAVO AMORIM | 25/07/2018 | 05:15

Com um olho no Brasil e outro no mercado externo, alguns empresários de Jundiaí participaram, nesta terça-feira (24), do “Exporta Mais em Foco”, programa da prefeitura municipal que tem como objetivo levar informações e auxiliar no meio campo entre os empresários e possíveis mercados consumidores, como a Espanha. Foram quatro palestras sobre temas variados durante pouco mais de três horas no Paço Municipal, todas realizadas por representantes da embaixada da Espanha em São Paulo. Radicada no Brasil há dois anos, a venezuelana Carmen Arraiz está formando uma empresa de ferramentas na cidade e estudando a questão da exportação para os próximos anos. Para ela, ouvir e aprender é sempre importante para tomar o melhor caminho nos negócios. “O Brasil é um país que tem muitas oportunidades.

CLIQUE AQUI E LEIA OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE JUNDIAÍ

Eu quero empreender cada vez mais aqui. Não é fácil aprender aos 50 anos, mas é um objetivo que tenho desde que decidi vir para Jundiaí”, disse ela, que também pretende morar na Espanha. Carmelo Paoletti Neto, assessor de cooperação internacional da Prefeitura de Jundiaí, explicou que o momento é de oferecer ferramentas para que os empresários que desejam exportar tenham informações importantes, assim como mostrar que o “mercado externo não é um bicho de sete cabeças”, como o produtor imagina.

“Toda informação para quem tem o interesse de se internacionalizar é importante. Nossa ideia é trazer essas informações de um local importante, que é a Espanha, e que seja uma porta de entrada para o mercado europeu. A intenção é mostrar as oportunidades, fornecer recursos para que as empresas interessadas possam saber o que fazer”, disse. “É um evento ligado ao Comércio Exterior. Quando você exporta, você adquire capacidade para importar. A economia da Espanha é muito dinâmica, moderna, que erradia a necessidade de canais com us outros países. Então o evento é muito importante para o município, é fundamental caminharmos nessa direção”, explica Messias Mercadante, gestor da Unidade de desenvolvimento econômico, ciência e tecnologia da Prefeitura de Jundiaí.

Foto: Gustavo Amorim

Foto: Gustavo Amorim


Link original: https://www.jj.com.br/economia/empresarios-buscam-informacoes-para-exportar-para-espanha/
Desenvolvido por CIJUN