Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Fitness é mercado de bons negócios

| 01/07/2014 | 23:16

O mercado paulistano era o foco do empresário Ashraf Yousef quando ele decidiu se tornar dono do próprio negócio apostando em uma franquia da Líquido, tradicional marca da moda fitness em cenário nacional. No entanto, o grande número de unidades na capital foi um empecilho e o direcionou para o interior do estado de São Paulo. Jundiaí se sobressaiu pelos bons índices econômicos, localização privilegiada e desenvolvimento em ritmo acelerado. Há quase cinco anos, então, Ashraf colhe os bons resultados de um ‘empurrãozinho’ do destino para sua empreitada. E já pensa, inclusive, em apostar em uma segunda unidade da franquia na região central. “Há mercado e nossos preços são competitivos com o varejo do Centro”, pontua. 

Os números da Líquido são um incentivo a mais: o investimento inicial foi recuperado em um período de 12 meses, a média é de 20% de crescimento ao ano, desde 2009, e o leque de produtos praticamente triplicou nesse período, mais um indicativo da demanda pela moda fitness na cidade e da expansão da marca de forma geral. 

A experiência de Ashraf, formado em computação, com o comércio vem da origem árabe. “Meus pais sempre trabalharam nesse setor, mas eu não entendia nada de moda fitness ou praia”, explica, com descontração. A aposta em uma franquia foi segurança nesse sentido. “O estoque inicial, por exemplo, foi direcionado pela franqueadora”, conta o empresário, lembrando que acompanhou de perto o surgimento da Líquido no mercado e se impressionou com o crescimento da marca em pouco tempo. 

“Antes, a moda praia era até mais expressiva, mas o fitness foi surgindo, se expandindo e hoje representa mais de 50% dos negócios, principalmente neste período de baixas temperaturas”, diz o empresário. A tecnologia dos tecidos, a variedade de modelos e a qualidade dos produtos são diferenciais da Líquido que garantem os bons resultados de acordo com Ashraf. “Em Jundiaí, temos a localização mais do que privilegiada, na avenida 9 de Julho, local onde as pessoas praticam exercícios físicos diariamente.”

Aposta certa – O bom momento do mercado fitness em Jundiaí foi percebido pela empresária Bruna Assunção Peres Schioser e ela inovou ao trazer para a cidade uma marca consagrada que, até então, só podia ser comprada pelos jundiaienses se eles se deslocassem para as grandes cidades vizinhas, como São Paulo e Campinas – a Track & Field. “Via, nas academias, as pessoas usando muito a marca e sabia que os produtos não eram comprados aqui, consequentemente. Assim surgiu o interesse de ir atrás do franqueado”, conta Bruna. 

A Track & Field investiu em um estudo de mercado e o Shopping Paineiras foi o local escolhido para instalação da loja pelo perfil de público, considerando que os frequentadores, na maioria, são das classes A e B, foco da marca. “Em nove meses, temos tido um resultado bastante satisfatório, que tem surpreendido”, enfatiza a empresária, lembrando que a Track & Field atende tanto atletas de performance quanto pessoas preocupadas com a qualidade de vida, que frequentam academia e fazem questão de estarem bem vestidas e na moda fitness. 

Marca jundiaiense – O crescimento expressivo do mercado fitness tem rendido bons negócios, também, para a rede Passarela. Embora o setor esportivo tenha espaço consagrado nas lojas há mais de três décadas, é de um tempo para cá, segundo a coordenadora de compras Fernanda Zanholo, que a evolução do fitness tem sido bastante expressiva. “As pessoas estão cuidando mais da saúde, visando mais qualidade de vida e, com isso, querem roupas apropriadas para a prática de atividade física”, avalia. 

Além de comercializar marcas consagradas, com tecnologia de ponta nos tecidos, a Passarela aproveitou o bom momento e lançou uma marca própria. “É a Lara Fitness, que surgiu há dois anos e tem feito muito sucesso. Oferece os mais variados produtos, pensando principalmente na  mulher antenada com a moda, que gosta de ir para a academia muito bem vestida.” Mas peças masculinas também são confeccionadas pela marca. “A Passarela está investindo muito nesse setor.”


Link original: https://www.jj.com.br/economia/fitness-e-mercado-de-bons-negocios/
Desenvolvido por CIJUN