Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Guedes anuncia Campos Neto para BC e mantém Mansueto no Tesouro

Fonte: Folhapress | 16/11/2018 | 15:12

O futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, optou pelo executivo Roberto Campos Neto, 49, na presidência do Banco Central. A permanência do secretário do Tesouro, Mansueto Almeida, também foi confirmada nesta quinta-feira (15).

Guedes já tem três nomes fechados para integrar a nova equipe econômica -o novo presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Joaquim Levy, foi anunciado no início da semana.

Diretor do Santander, Campos Neto já era considerado para a tarefa desde antes da eleição. A seu favor, ele tem a experiência no setor bancário e no mercado financeiro, além da total confiança do futuro ministro.

Integrantes da equipe de transição afirmam que o futuro presidente conhece a cozinha da relação dos bancos com o BC, o que lhe garante traquejo para lidar com corridas especulativas contra o real, por exemplo.

À frente da Tesouraria do Santander, ele comandava as operações financeiras do banco no Brasil e também na América Latina. Seu nome chegou a ser cogitado para uma diretoria global do Santander, em setembro.

Desde a semana passada, começou a trabalhar na equipe econômica de transição, no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), e por isso seu nome para ocupar um cargo no governo passou a ser ventilado de maneira mais forte.

Guedes, no entanto, tentou manter o atual presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, no cargo, como uma forma de sinalizar apoio a um BC formalmente independente de interferências políticas.

Em encontros antes e após a eleição, chegou a sondar o titular, que por sua vez preferiu deixar o governo.

Um convite formal nunca chegou a ser feito, mas Guedes sempre deixou claro a interlocutores que um dos critérios de seleção da equipe é a motivação para trabalhar no governo Jair Bolsonaro (PSL).

ROBERTO


Link original: https://www.jj.com.br/economia/guedes-anuncia-campos-neto-para-bc-e-mantem-mansueto-no-tesouro/
Desenvolvido por CIJUN