Economia

Ibovespa tem leve alta na semana, com remédio para coronavírus em foco

A semana de emoções mistas e saldo ligeiramente positivo foi encerrada com a notícia mais aguarda pelo mundo figurando no radar dos investidores - garantindo ao Ibovespa alta de 1,51% no fechamento desta sexta-feira (17). São estudos preliminares, mas um site de notícias médicas publicou que quase 100% dos pacientes com covid-19 medicados com remdesivir tiveram alta após uma semana de tratamento. O estudo foi feito pela Universidade de Chicago, com 125 doentes.

Do ponto de vista da vista humanitário, a confirmação do sucesso desse tratamento pode significar milhões de vidas salvas. Isso, por si só, já colaborou para o desfecho de semana em tom positivo.

Do ponto de vista da economia mundial (e dos participantes do mercado, portanto), a expectativa de uma retomada menos demorada da normalidade da atividade econômica animou os caçadores de pechinchas a voltarem à ativa.

Só que os estragos da pandemia, mesmo que ela terminasse do dia para a noite, não se apagam. Dados divulgados nesta sexta mostram contração de 7% na China no primeiro trimestre. A primeira diminuição de atividade econômica chinesa nesse intervalo desde 1992 ajudou a limitar o apetite por risco.


Notícias relevantes: