Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Inadimplência aumenta 60% em Jundiaí

VINICIUS SCARTON | 28/11/2018 | 05:04

Recente levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL) mostra que o total de consumidores inadimplentes no comércio da cidade aumentou 61,34% no mês de novembro, em comparação ao mesmo período do ano passado. Por outro lado, o total de consumidores que procuraram regularizar suas dívidas no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), no mesmo período, foi de 42% menor em relação a 2017.
Na avaliação do economista Mariland Righi, a situação de Jundiaí acompanha o ritmo do Brasil. “Ou seja, conforme os números apontados, a sociedade ficou mais endividada”, analisa.
Righi salienta que o cenário atual ocorre em virtude da crise econômica e do desemprego que tende atingir o município com mais intensidade do que outras partes do País. “Isso ocorre porque Jundiaí está próxima à São Paulo e as pessoas estão desempregadas, sentindo de perto essa realidade, principalmente quando precisam recorrer ao mercado. Além disso, a taxa de juros no Brasil é muito alta, o que torna mais grave o endividamento”, detalha.
Segundo o economista, a melhor alternativa para quem está devendo na praça é utilizar o 13º salário para “limpar o nome”. “Neste caso é importante buscar um acordo com os credores. A partir daí a pessoa ficará livre de juros, da Justiça e poderá ter a consciência tranquila e livre de preocupações”, reforça.
Seguindo o raciocínio apontado pelo economista, o controlador de acesso Frank dos Reis dos Santos, de 29 anos, pretende começar 2019 com as contas equilibradas. “Eu estou inadimplente neste momento, pois comprei um veículo, entrei em outras dívidas e não estou conseguindo pagar. No entanto, minha intenção é utilizar o 13º para quitar as dívidas”, afirma.
Frank complementa ressaltando que aprendeu a lição. “Agora vou pensar duas vezes antes de fazer uma dívida. Afinal, o orçamento nesta situação fica comprometido, atrapalhando para algum eventualidade ou planos para o futuro”, admite.

INADIMPLENCIA FRANK DOS REIS


Link original: https://www.jj.com.br/economia/inadimplencia-aumenta-60-em-jundiai/
Desenvolvido por CIJUN