Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Indústria brasileira cresce 0,8% de março para abril

DA FOLHAPRESS | 05/06/2018 | 11:09

A produção industrial brasileira teve um crescimento de 0,8% de março para abril deste ano, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta terça-feira (5) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A alta veio depois de uma queda de 0,1% em março. As informações são da Agência Brasil.

Na comparação com abril de 2017, a indústria cresceu 8,9%, sua 12ª alta consecutiva e a mais acentuada desde abril de 2013 (9,8%).
A produção industrial também acumula altas de 4,5% no ano e de 3,9% em 12 meses. No acumulado de 12 meses, a indústria teve o maior desempenho desde maio de 2011 (4,5%).

LEIA MAIS

Indústria paulista cria 9,5 mil postos de trabalho em abril

Indústrias geram 296 empregos em Jundiaí em 2018

passagem de março para abril, as quatro grandes categorias econômicas tiveram alta, com destaque para os bens de consumo duráveis (2,8%). Os bens de capital, isto é, as máquinas e equipamentos, tiveram crescimento de 1,4%.

BENS DE CONSUMO

Os bens intermediários, isto é, os insumos industrializados do setor produtivo, anotaram aumento de 1%. Os bens de consumo semi e não duráveis avançaram 0,5%. Metade dos 26 ramos industriais pesquisados teve alta na produção, entre eles, os segmentos de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (5,2%), veículos automotores, reboques e carrocerias (4,7%), produtos alimentícios (1,4%) e outros equipamentos de transporte (14%).

Por outro lado, onze ramos reduziram a produção em abril. Os principais responsáveis por frear o crescimento da indústria foram os setores de perfumaria, sabões, produtos de limpeza e de higiene pessoal (-7,3%), máquinas e equipamentos (-3,1%), equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-4%) e produtos de borracha e de material plástico (-2%).


Leia mais sobre | | | |
Link original: https://www.jj.com.br/economia/industria-brasileira-cresce-08-de-marco-para-abril/
Desenvolvido por CIJUN