Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Indústria da Região cria 1.850 postos de trabalho em janeiro

Da Redação - redacao@jj.com.br | 20/02/2018 | 11:16

O nível de emprego industrial da Diretoria Regional do Ciesp em Jundiaí, que abrange onze municípios, teve saldo positivo de 1,69% em janeiro em comparação ao mês anterior, dezembro de 2017. O resultado significa um aumento de aproximadamente 1.850 postos de trabalho. Os dados fazem parte da Pesquisa de Nível de Emprego da Federal das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), divulgada ontem.

As vagas abertas pela indústria de informática, eletrônicos e ópticos alavancaram o resultado. De acordo com a pesquisa, o setor teve crescimento de 9,37% no período. Em seguida estão os setores de autopeças, com crescimento de 3,30%, produtos têxteis, com 3,03%. e produtos de metal, com 2,44%.

O desempenho da regional de Jundiaí é superior aos índices do Estado de São Paulo, com crescimento de 0,50%, da Grande São Paulo (0,19%) e do Interior (0,72%). “São números bastante positivos, que estão confirmando as expectativas de retomada”, analisa o diretor-titular do Ciesp Jundiaí, Marcelo Cereser. Ele pondera, entretanto, que é preciso aguardar o resultado dos próximos meses. “Quando a gente analisa o resultado dos últimos 12 meses temos ainda uma pequena variação negativa, de 0,09%. Mas o resultado de janeiro deste ano é o melhor dos últimos anos.”

Cereser destaca ainda que das 35 regionais do Ciesp pesquisadas, 70% apresentaram resultados positivos. “Isso é um bom sinal. Acredito que a economia vai voltar a crescer e a indústria a gerar empregos.”

Setores que mais se destacaram na Região foram de informática, eletrônicos e ópticos, autopeças e produtos têxteis

Setores que mais se destacaram na Região foram de informática, eletrônicos e ópticos, autopeças e produtos têxteis

No Estado
O saldo de admissões em todo o Estado de São Paulo somou 10,5 mil empregos, enquanto a média nesse período entre 2005 e 2017 havia atingido 2,8 mil. Esse foi o melhor desempenho já obtido em um mês de janeiro desde 2012, segundo a pesquisa. Em comparação a dezembro, houve elevação de 0,5%. Esse aumento nas contratações foi puxado, principalmente, pelo setor de veículos automotores, reboques e carrocerias, com a oferta de 2.939 postos, seguido de confecção de artigos do vestuário e acessórios, com 2.123, e produtos de minerais não metálicos, com 1.426. De um total de 22 setores pesquisados, 16 ampliaram o quadro de pessoal.


Link original: https://www.jj.com.br/economia/industria-da-regiao-cria-1-850-postos-de-trabalho-em-janeiro/
Desenvolvido por CIJUN