Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

IPVA fica 3,34% mais barato em São Paulo

VINICIUS SCARTON | 19/12/2018 | 05:05

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) vai pesar menos no bolso dos paulistas em 2019. O motivo é a queda média de 3,34% no valor venal dos carros usados, segundo a tabela que é base para o cálculo do imposto, da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). As alíquotas, porém, permanecem as mesmas.
A redução do imposto é vista com bons olhos para o consultor de vendas de automóveis Adailton Rodrigues da Silva. “Essa redução será positiva tanto para o consumidor quanto para o lojista. Anteriormente, o custo era de 4% e agora será de 3,34%, contribuindo para a comercialização do veículo, que terá um custo menor”, comenta.
O levantamento da Fipe é referente a 11.556 diferentes marcas, modelos e versões de veículos. A pesquisa, baseada nos valores de mercado de setembro de 2018, comparada ao mesmo período de 2017, identificou maior queda de preços de venda para caminhões usados, que apresentaram recuo de 4,72.
Os ônibus e micro-ônibus tiveram redução de 3,67%, seguidos dos utilitários, com redução de 3,52%. Os preços de venda de motocicletas tiveram queda de 3,30% e automóveis fecharam 3,26% abaixo do valor apurado no ano anterior.
Já as alíquotas do imposto permanecem inalteradas. Os proprietários de veículos movidos à gasolina e os bicombustíveis recolherão 4% sobre o valor venal. Veículos que utilizam exclusivamente álcool, eletricidade ou gás, ainda que combinados entre si, têm alíquota de 3%. As picapes cabine dupla pagam 4%.
Por sua vez, os utilitários (cabine simples), ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares recolhem 2% sobre o valor venal. Os caminhões pagam 1,5%.

EM JUNDIAÍ
A Secretaria da Fazenda estima um aumento de 2,33% na arrecadação do IPVA 2019, comparado a 2018.
A frota tributável de 2018 foi de 208.349 veículos, com uma arrecadação que ultrapassou R$204 milhões.
Já para o ano que vem, a frota tributável deverá alcançar a marca de 208.897 veículos, com a previsão de arrecadação acima dos R$ 208 milhões.

Os contribuintes podem pagar o IPVA 2019 em cota única no mês de janeiro, com desconto de 3%, ou parcelar o tributo em três vezes, de acordo com o final da placa do veículo (iniciando o primeiro pagamento em janeiro e as outras duas parcelas nos meses de fevereiro e março). Também é possível quitar o imposto no mês de fevereiro de maneira integral, sem desconto.

Rui Carlos

Rui Carlos


Link original: https://www.jj.com.br/economia/ipva-fica-334-mais-barato-em-sao-paulo/
Desenvolvido por CIJUN