Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Pós à distância garante upgrade na carreira

| 14/10/2014 | 21:08

A consultora educacional Luciane Ferraz tem duas pós-graduações em seu currículo, uma de gestão empresarial e outra de designer instrucional. Ela diz que, graças à essa formação, há muitos anos não tem problemas para se colocar no mercado de trabalho. “Fiz um curso em uma faculdade particular bastante conceituada e outro em uma universidade federal (à distância). O conteúdo oferecido pela instituição é importante, é claro, mas o peso que ela tem no mercado também deve ser levado em consideração”, diz Luciane.

Ela conta que ao final do primeiro curso conseguiu uma promoção e um aumento de salário na empresa de telecomunicações em que trabalhava. Hoje, depois de ter terminado a segunda pós, é responsável pela elaboração de ações de treinamento e e-learning para uma gigante do setor no Brasil. “A junção dos conhecimentos teóricos dos cursos mais a experiência adquirida no dia a dia foi fundamental para o meu crescimento profissional”, garante Luciane. A consultora é apenas um exemplo de um tipo de profissional cada vez mais comum em Jundiaí: executivos ávidos por formação em busca de ‘upgrade’ na carreira.

Gestão – Os cursos da área de gestão empresarial estão entre os mais procurados por esses executivos. Segundo Adriana Antiquera, supervisora da IBE-FGV, isso ocorre porque o conteúdo do curso abrange várias áreas e o profissional pode usar o conhecimento adquirido em qualquer departamento da empresa. “É uma formação mais completa, que não limita o campo de atuação do executivo. Todas as empresas precisam de um bom gestor, seja ela um hospital, uma financeira ou um de qualquer outro setor”, comenta a supervisora.

O MBA em Gestão de Pessoas também é líder de procura no Polo EAD da Unicid (Universidade Cidade de São Paulo) em Jundiaí. “É um curso que tem sido muito buscado por bancários. Já formamos pelo menos 50 gestores nos últimos três aqui na cidade”, afirma Maria Carolina Bonaldo, coordenadora da unidade. O cenário não é diferente no Polo EAD de Jundiaí da Universidade Anhembi-Morumbi. Gestão de Empresas e Gestão de Projetos e Portfólios estão entre os cursos com maior número de matrículas, segundo informou Danilo Jardim, gerente de relacionamento de polos da universidade.

EAD – A modalidade Ensino à Distância está em alta entre os profissionais jundiaienses. A IBE-FGV oferece um MBA Internacional em Gerenciamento de Projetos totalmente on-line. A procura tem sido grande e em novembro começam as aulas de uma nova turma com 25 alunos. Para Eliane Pitão, coordenadora da IBE-FGV de Jundiaí, a certificação on-line é uma ótima oportunidade para quem tem a necessidade de se especializar e não tem disponibilidade de horário. “Essa relação entre tempo livre x necessidade é que torna a Educação à Distância tão interessante”, afirma.

Além da flexibilidade e da possibilidade de poder acessar o conteúdo do curso de qualquer lugar, Danilo Jardim, da Anhembi-Morumbi, aponta outro benefício do EAD. “O aluno obtém o mesmo diploma de um curso presencial, só que com mais facilidade”, diz.

Perfil do aluno – Segundo as universidades ouvidas pela reportagem, a maioria dos alunos que busca pós pelo sistema EAD é formada por executivos e gestores com idade entre 30 e 35 anos. Boa parte já tem estabilidade financeira e objetiva melhorar o currículo.

Maria Carolina Bonaldo, coordenadora da Unicid, diz que já matriculou também muitos profissionais jundiaienses em busca de uma nova profissão. “Às vezes a pessoa não se identifica no cargo que ocupa no momento e quer mudar de área. Como esse pessoal já fez faculdade e não tem a mesma disposição de um novato, a opção por um curso EAD surge como uma boa saída”, diz.

 


Link original: https://www.jj.com.br/economia/pos-a-distancia-garante-upgrade-na-carreira/

Os comentários estão desativados.

Desenvolvido por CIJUN