Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Produção de veículos cresce 1,1% em agosto

FOLHAPRESS | 05/09/2019 | 19:02

A produção de carros e comerciais leves avançou 1,1% em agosto na comparação com o mês anterior, informou a Anfavea (associação das montadoras) nesta quinta-feira (5). No oitavo mês do ano foram produzidos 291,1 mil automóveis, 24 mil a mais que em julho.

Apesar do avanço na comparação mês a mês, na relação com agosto de 2018, a produção de carros pelas montadoras no Brasil teve uma retração de 7,3%.

Os emplacamentos do mês apresentaram queda tanto na relação com julho (- 0,3%) quanto com agosto de 2018 (- 2,3%). No acumulado do ano, houve um avanço de 9,9% no licenciamento, na relação com o mesmo período do ano anterior.

As exportações continuam operando no vermelho, com quedas em todos os recortes de comparação. Na relação mês a mês, o recuo foi de 12,8%, entre agosto de 2018 e de 2019, a retração chegou a 34,6% e no acumulado do ano o percentual de queda é ainda maior: 37,9%.

“Não tem nenhum fato novo, é a Argentina. Só para dar uma dimensão: nós exportamos em julho para lá 18 mil unidades e, em agosto, caiu para 12 mil. Então continua sendo um desafio”, afirmou Moraes.

O presidente da entidade afirmou que o controle de dólares no país vizinho, a princípio, não deve afetar o setor automotivo brasileiro, mas o sinal preocupa.

“Ainda estamos tentando entender o que significa isso. Em um primeiro momento não afeta o sistema de produção, mas o controle de moedas para o mundo do negócio não é bom”, afirmou.

Moraes também comentou um possível anúncio de novos prazos para o acordo de livre-comércio entre o Brasil e a Argentina no setor automotivo. De acordo com Moraes, há uma movimentação para que os governos anunciem detalhes sobre mudanças nessa parceria na sexta-feira (6).


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/economia/producao-de-veiculos-cresce-11-em-agosto/
Desenvolvido por CIJUN