Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Região de Jundiaí encerra 1.150 vagas em outubro

VINICIUS SCARTON | 20/11/2018 | 05:04

O nível de emprego industrial na região do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Pau) de Jundiaí apresentou resultado negativo no mês de outubro. A variação ficou em -0,99%, o que significa uma queda de aproximadamente 1.150 postos de trabalho. No ano, o acumulado de 0,89%, representa um aumento de aproximadamente 1.000 postos de trabalho. Nos últimos 12 meses, o acumulado é de 0,26%, representando um aumento de aproximadamente 250 postos de trabalho.

O nível de emprego industrial da Região de Jundiaí no mês de outubro deste ano foi influenciado pelas variações negativas de produtos alimentícios (-4,39%); veículos automotores e autopeças (-1,36); produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (-0,89), que foram os setores que mais influenciaram o cálculo do indicador total da região. De acordo com o economista Marino Mazzei Jr., a queda de postos de trabalho é um reflexo da situação atual. “Afinal, no último trimestre o país não demonstrou recuperação e Jundiaí acompanhou o reflexo do cenário nacional”, disse.

Segundo Mazzei, nesta época do ano o comércio e o varejo são responsáveis pelo maior número de contratações, principalmente temporárias. “Já o enfraquecimento da indústria neste período é considerado normal e do mesmo modo acontece com as exportações”, explica.

Para o ano que vem, o economista explica que, a partir de janeiro e fevereiro, a expectativa é favorável. “O empresariado está otimista com o novo governo e também por conta do reaquecimento da indústria. Além do que, o otimismo gera confiança de vendas, aumentando inclusive as exportações”, ressalta.

No Estado
Após três meses consecutivos mantendo estabilidade na geração de empregos, a indústria paulista fechou 1.000 postos de trabalho em outubro (-0,05%), na série sem ajuste sazonal. O desligamento de funcionários temporários, sazonal para o período, ajudou esse resultado, que é melhor do que o da média histórica para os meses de outubro, de encerramento de 3.300 vagas de emprego. Já com o ajuste sazonal, o resultado para o mês recuou -0,14%.

No acumulado do ano, o saldo do emprego na indústria segue positivo em 11.500 vagas (0,54%). Este resultado é semelhante ao registrado no ano de 2017, quando a variação havia sido de 0,44%, correspondendo a 8.500 vagas abertas. No entanto, o dado permanece abaixo da média da série histórica da pesquisa para o período de janeiro a outubro, que é de geração de cerca de 32.00 vagas. A fraca recuperação do mercado de trabalho na indústria paulista segue o lento ritmo de crescimento da produção física e da atividade econômica de forma geral.

T_industria


Link original: https://www.jj.com.br/economia/regiao-de-jundiai-encerra-1-150-vagas-em-outubro/
Desenvolvido por CIJUN