Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Sindicatos assinam Convenção Coletiva de Trabalho específica para profissionais de controle de praga

Da Redação | 09/02/2018 | 12:01

[vc_row][vc_column][vc_column_text]O Sindicato dos Empregados e Trabalhadores nas Empresas de Prestação de Serviços e Conservação (Limpeza Urbana, Limpeza Ambiental, Áreas Verdes) de Jundiaí e Região (SindiTerceirizados) e do Sindicato das Empresas Especializadas no Controle de Vetores e Pragas do Estado de São Paulo (Sindprag) se reuniram ontem em Jundiaí para assinar a convenção coletiva 2018 específica para os profissionais da área de dedetização e pragas urbanas, que antes eram inseridos como integrantes do setor de asseio.

Os representantes dos dois sindicatos assinaram ontem a convenção coletiva que estabelece direitos aos profissionais da área de pragas e dedetização (Foto: Rui Carlos)

Os representantes dos dois sindicatos assinaram ontem a convenção coletiva que estabelece direitos aos profissionais da área de pragas e dedetização (Foto: Rui Carlos)

Com esta Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), inédita no Estado de São Paulo, os profissionais deste segmento terão direitos garantidos dentro de suas funções, entre eles, salário compatível à função cumprida, definição de direitos e deveres, além de condições de trabalho.

Segundo a advogada do SindiTerceirizados, Fernanda Sai, a reunião foi importante para formalizar o direito dos trabalhadores, mas também servirá para que os sindicatos fiscalizem melhor as empresas ‘aventureiras’, que não respeitam os direitos desta categoria. Tais trabalhadores necessitam de total segurança devido ao tipo de produtos que manuseiam.

“A estruturação nas relações entre patrão e empregado é um avanço para a categoria e isso favorecerá a fiscalização. Infelizmente, há empresas que submetem estes trabalhadores a condições perigosas, não oferecendo materiais adequados e os privando de direitos”, comenta.

Além disto, segundo explica Fernanda, quando os trabalhadores não tinham um sindicato específico, ou seja, antes da criação da Sindprag, alguns direitos eram igualados a outras categorias, inclusive questões salariais. Agora, com a assinatura do documento, será possível seguir o que determina a lei. “Piso salarial, cesta básica e questões específicas às condições destes trabalhadores ficarão mais claras.”

É o que espera o presidente do Sindprag, Antônio Marco França Oliveira. Segundo ele, muitos trabalhadores têm sido lesados com a falta de legislação específica. Oliveira enfatiza a importância de os contratantes pesquisarem sobre as empresas de dedetização antes de contratá-las.

“Temos percebidos que as empresas não se preocupam com a segurança deste trabalhador. É uma área na qual os itens de segurança são extremamente importantes e devem ser utilizados. Com a criação deste sindicato, e a convenção assinada, será possível fiscalizar melhor as empresas, em especial as clandestinas, e deixar o trabalhador respaldado pela lei.

Mais informações podem ser obtidas no Sinditercerizados pelo telefone (11) 2709-3328.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]


Link original: https://www.jj.com.br/economia/sindicatos-assinam-convencao-coletiva-de-trabalho-especifica-para-profissionais-de-controle-de-praga/
Desenvolvido por CIJUN