Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Técnico do Time Jundiaí, Robson Mian lança livro sobre atletismo

PAULO BEHR FERRO | 30/08/2018 | 05:15

A frase “Porque todo atleta começa brincando” é especial na trajetória de 11 anos como professor de atletismo de Robson Mian, treinador do Time Jundiaí da modalidade. Ele está lançando o livro “Atletismo – aspectos pedagógicos na iniciação” pela editora Fontoura. De tão marcante, a expressão está na quarta capa da obra.

Segundo Mian, o livro demorou cinco anos para ficar pronto e nasceu após ele fazer um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no qual abordou que o atletismo vai muito além das oito raias da pista. “Fazia o curso do COB (Comitê Olímpico do Brasil) e constatei que se pode praticar o esporte na rua ou em um barranco, por exemplo”, destacou. “Quis colocar na publicação que é possível ensinar e aprender o atletismo de forma lúdica”.

O trabalho do professor e técnico do Time Jundiaí contou com as importantes contribuições de duas “feras” do esporte: Antonio Carlos Gomes, personal trainer e preparador físico do ex-jogador Ronaldo “Fenômeno”, e do técnico de atletismo Nélio Moura, que escreveu o prefácio do livro. A apresentação da obra coube a Antonio Carlos. Ela, inclusive, é recomendada para professores, técnicos e praticantes pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). “Fiquei muito feliz com a ajuda dos dois renomados especialistas e a chancela da entidade. O livro ficou ainda mais valorizado por conta disso”, observou o autor.

Robson Mian disse também que a publicação pode ajudar profissionais de outras modalidades. “Pelo atletismo, pode-se atuar em qualquer esporte. Procurei me colocar no lugar do ‘consumidor’ da obra para mostrar como se pode trabalhar o treinamento de forma lúdica, que para mim é indispensável. Numa simples brincadeira de ‘pega-pega’, por exemplo, deve-se levar em conta a aceleração do praticante, além de velocidade, agilidade e ritmo. O livro vai além do que faz o atleta. É possível saltar, correr e lançar brincando e se divertindo, sempre com técnica e estratégia”, finalizou o professor do Time Jundiaí, que completa 45 anos em setembro.

Serviço: “Atletismo – aspectos pedagógicos na iniciação” tem 266 páginas, custa R$ 70 e pode ser comprado pelo site http://fontouraeditora.com.br ou fazendo o pedido por e-mail para Robson Mian (robsonmian@gmail.com).

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação


Link original: https://www.jj.com.br/economia/tecnico-do-time-jundiai-robson-mian-lanca-livro-sobre-atletismo/
Desenvolvido por CIJUN