Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Tentativas de fraudes com RG e CPF aumentam 9,4% em um mês

| 21/06/2014 | 01:05

Mais de 171 mil tentativas de fraudes foram registradas no País em maio deste ano, de acordo com dados do Serasa Experian. O aumento é de 9,4% na comparação com abril e revela a fragilidade até mesmo da tecnologia quando se trata de falsificar documentos pessoais como RG e CPF. Em Jundiaí, a Polícia Civil afirma que estas fraudes são comuns, principalmente através da internet.

A emissão de cartões de crédito está entre as tentativas de golpes mais comuns e, segundo o delegado titular da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), Marcel Fehr, quando se trata desse tipo de ocorrência, nos dias de hoje, a maioria das vítimas não tem contato com os golpistas porque as ações ocorrem, principalmente, no universo on-line.

Daí a explicação para o setor de telefonia liderar o ranking, com mais de 64 mil tentativas de fraudes em maio. “Qualquer pessoa compra um chip e habilita o número do celular com nome e CPF de quem quer que seja, sem que as operadoras façam uma verificação dos dados”, considera. Cometer esse tipo de fraude é crime e, se o golpista for surpreendido em uma situação dessa, pode ser preso em flagrante. 

“É um crime inafiançável e, na teoria, pode render de dois a cinco anos de detenção por falsidade ideológica e de um a cinco anos por estelionato”, explica o delegado. Contudo, a maioria dos juízes concede liberdade provisória, segundo Fehr, considerando que não se trata de um crime violento ou de ameaça a alguém. “Essa realidade acaba sendo um incentivo para os golpistas.”


Link original: https://www.jj.com.br/economia/tentativas-de-fraudes-com-rg-e-cpf-aumentam-94-em-um-mes/
Desenvolvido por CIJUN