Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Estudantes têm até sexta-feira para se inscrever no Enem

| 22/05/2014 | 04:00

A estudante jundiaiense Mariana Zilda Quaiati Slobodian, 18 anos, já fez sua inscrição para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).  A expectativa do Ministério da Educação (MEC) é que 8,1 milhões se inscrevam até amanhã, quando termina o prazo para o cadastro. As provas serão realizadas nos dias 8 e 9 de novembro.

Para Mariana, o Enem é uma oportunidade de ficar mais perto do seu sonho: passar no vestibular de uma faculdade de medicina. “O Enem ajuda tanto a conseguir bolsa ou financiamento nas universidades particulares, quanto a entrar em uma pública, já que a maioria usa o exame como forma de ingresso”, diz.

Até agora mais de 5 milhões de pessoas se inscreveram para a prova, que tem 180 questões e uma redação, divididas em dois dias. “Eu me surpreendi no ano passado. Em 2012, quando prestei a primeira vez, focava mais em conhecimentos gerais. Achei fácil, mas eu não estava preparada para ele. Ano passado eu me preparei, mas me deparei com um exame muito conceitual. Esse ano quero estar pronta para as duas possibilidades”, conta a jovem, que faz pelo segundo ano consecutivo um cursinho preparatório para vestibular.

O estudante Nataniel Mazoroski, 17 anos, também já garantiu sua inscrição. “Quero estudar psicologia e o Enem vai me ajudar bastante a conseguir uma vaga numa boa faculdade.”

O exame
O Enem será realizado nos dias 8 e 9 de novembro e será usado pelas 115 universidades federais para o acesso a cursos de graduação. No sábado, dia 8, os participantes farão as provas de ciências humanas e ciências da natureza, ente 13h e 17h30. No domingo, dia 9, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação. Nesse dia, o tempo de exame será mais longo, das 13h às 18h30.

Mariana Slobodian não considera a redação mais difícil que o restante da prova. “No ano passado escolheram um tema bem comum, que é a lei seca. Se você for bem informado consegue comentar a respeito e fazer um bom texto.” A taxa de inscrição custa R$ 35 e o pagamento do boleto deve ser feito até o dia 28 de maio.

Com base no volume de visitantes no site, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) afirma que os melhores horários para se inscrever na prova do MEC são até as 9h, entre 14h e 17h, e após as 21h. Os candidatos podem tirar dúvidas sobre a inscrição em um passo a passo no site.


Link original: https://www.jj.com.br/educacao/estudantes-tem-ate-sexta-feira-para-se-inscrever-no-enem/
Desenvolvido por CIJUN