Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Jundiaí realiza matrículas até dia 16 de abril

| 04/10/2014 | 11:21

A Secretaria Municipal de Educação abriu inscrições para o Programa Brasil Alfabetizado, projeto do Ministério da Educação que visa superar o analfabetismo entre adultos e jovens com mais de 15 anos. Os interessados podem procurar qualquer escola da rede municipal de Educação até o dia 16 de abril. Não é necessário levar documento para se inscrever.

O programa será desenvolvido em 25 locais diferentes espalhados pela cidade, a partir do dia 24 de abril. As aulas, com duração de 2h30, serão presenciais, de segunda a quinta-feira. Além dos professores alfabetizadores e dos coordenadores de turmas, haverá também nos polos os professores de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

“Essa é a oportunidade para quem não conseguiu aprender a ler e a escrever ou que começou e não concluiu o Ensino Fundamental por alguma razão. Estamos oferecendo 25 pontos para as aulas com o intuito de mais pessoas se inscreverem, assim o aluno não terá a necessidade de se deslocar até o Centro”, explica o secretário de Educação, Durval Orlato.

Em Jundiaí, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2010, há cerca de 10 mil analfabetos maiores de 15 anos. O grupo é formado na maioria por mulheres, negros e pardos. Atualmente, a Secretaria de Educação oferece, gratuitamente, no Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos Prof. Dr. André Franco Montoro e em 15 núcleos descentralizados, Ensinos Fundamental e Médio. Seis mil pessoas estão matriculadas.

“Para uma cidade do porte de Jundiaí é inadmissível acreditar que há tantos anos temos pessoas que não conseguiram superar o analfabetismo”, destaca o diretor do CMEJA, José Ronaldo Pereira.


Link original: https://www.jj.com.br/educacao/jundiai-realiza-matriculas-ate-dia-16-de-abril/
Desenvolvido por CIJUN