Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Universidade de Coimbra inscreve aprovados no Enem

| 27/05/2014 | 11:30

Estão abertas inscrições para brasileiros que pretendem usar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para entrar na Universidade de Coimbra no segundo semestre. A última etapa para a efetivação do acordo foi cumprida nesta segunda-feira (26). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que promove o Enem, e a Universidade de Coimbra assinaram acordo que permitirá a estudantes brasileiros usar o exame para estudar na universidade portuguesa.

O processo seletivo para o próximo semestre está aberto e vai até o dia 13 de junho. A nota mínima aceita pela Universidade de Coimbra é 600 pontos no Enem. A expectativa, no entanto, é que a nota de corte efetiva seja superior, em função do nível dos estudantes. Para tentar uma das 630 vagas, os alunos devem acessar a página da universidade na internet.

Com 23 mil estudantes matriculados, a universidade oferece cursos em sete das oito faculdades: letras, direito, ciências e tecnologia; farmácia, economia, psicologia; ciências da educação, ciências do desporto e educação física. O único curso não disponível aos brasileiros é medicina. De acordo com o reitor, João Gabriel Silva, a demanda dos próprios portugueses é maior do que a oferta de vagas.

Como alunos da universidade, os brasileiros terão acesso ao programa de mobilidade no ensino superior da União Europeia. São mais de cem universidades interligadas pelo programa, que pode ser feito em um semestre ou em um ano, em qualquer instituição da rede.


Link original: https://www.jj.com.br/educacao/universidade-de-coimbra-inscreve-aprovados-no-enem/
Desenvolvido por CIJUN