Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

A diferença entre Grupo e Time

| 30/09/2014 | 07:27

Vamos imaginar um grupo de turistas de diferentes lugares, que está viajando em uma excursão. Embora este grupo tenha comprado o mesmo pacote turístico, para as mesmas cidades, nos mesmos hotéis, com horários específicos para os passeios, refeições, compras, etc…, algumas pessoas podem perfeitamente se separar dos demais e fazer coisas diferentes das que estão programadas.

Podem não querer fazer determinados passeios, nem conhecer os lugares estipulados. Ou seja, apesar de serem um grupo e estarem unidos por um mesmo objetivo, podem democraticamente mudar de idéia e fazer o que bem entenderem. Aproveitando que estamos tendo eventos esportivos preparatórios para as Olimpíadas de 2016, vamos imaginar um time de esporte coletivo, que pode ser vôlei, futebol ou basquete.

Estão todos unidos com um mesmo objetivo, que no caso é vencer os outros times e conquistar uma medalha, de preferência a de ouro. Só que neste caso o objetivo depende do “foco”. Cada um deve estar com o mesmo foco, e usar seu talento individual para servir o time.

Porém é claro que cada atleta tem seu ego, cada atleta quer brilhar, quer ser reconhecido, quer conquistar uma posição melhor no ranking olímpico, quer ganhar mais dinheiro e aproveitar a exposição mundial que um evento como esse proporciona para se sobressair. Principalmente os ainda desconhecidos e que estão em ascensão. Mas se ficar apenas centrado em si mesmo, vai criar um individualismo muito grande e consequentemente perder o espírito de equipe.

É aí que entra e diferença entre grupo e time. Isso vale para o mundo corporativo em todas as profissões. É muito importante saber trabalhar em equipe, é um requisito fundamental, mas não é simplesmente saber conviver com pessoas diferentes de você, em atividades profissionais. Trabalhar em equipe é quando um cobre as falhas do outro.

É dar suporte para aqueles que não estão se saindo tão bem quanto você, sem ficar esperando reconhecimento, pois o que importa é o resultado final, o resultado da equipe. No seu trabalho, você age assim? Infelizmente conheço pessoas que ficam felizes quando vêem que um colega de trabalho da mesma equipe, comete algum erro em sua função. E ainda comentam com os outros fazendo alarde “que fulano fez besteira”.

Por que será que existe esse tipo de atitude? Será que em um jogo de vôlei ou futebol, um atleta vai ficar feliz se seu colega errar uma bola? Não estão todos no mesmo barco? O bom desempenho geral não vai favorecer a todos? Devemos parar para pensar seriamente nesse assunto, pois no trabalho e na vida precisamos sempre uns dos outros.

Boa $orte.

Bruna Gasgon


Link original: https://www.jj.com.br/empregos-e-concursos/a-diferenca-entre-grupo-e-time/
Desenvolvido por CIJUN