Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Comércio contrata para mais de 3 mil vagas

| 28/09/2014 | 00:00

Depois da indústria, agora é a vez do comércio começar as contratações temporárias para o final do ano. Só o comércio de rua em Jundiaí deve gerar de 2,5 mil a 3 mil vagas de emprego temporário e tem também os shoppings da cidade que já estão recebendo currículos. No Maxi Shopping são cerca de 850 vagas e o JundiaiShopping ainda não divulgou o número de vagas abertas.

No varejo, a movimentação já pode ser percebida com placas nas vitrines das lojas indicando ‘vagas abertas‘. “A procura dos dois lados está em ritmo acelerado. Estamos recebendo muitos currículos e os comerciantes, também, estão de olho nos candidatos disponíveis”, comenta o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomércio), Edison Maltoni.

A oportunidade é temporária, mas a chance de efetivação sempre existe. Segundo Maltoni, com a desaceleração da economia, a expectativa desta vez é de que 15% dessa mão de obra se torne parte do quadro de colaboradores dos comércios e empresas a partir de 2015. “Até então, nossa margem girava em torno de 25%, mas o momento é atípico agora”, justifica.

Oportunidade – O contrato temporário é uma forma de ingressar no mercado e fazer carreira de acordo com o superintendente do JundiaíShopping, Guillermo Bloj. “O setor de varejo, principalmente na moda, está crescendo. Não são raros os casos de jovens que começaram como temporários e, antes mesmo dos 30 anos, já ocupam cargos de gerentes de grandes redes”, comenta, lembrando que as oportunidades existem, ainda, nas áreas de segurança, limpeza e para os cargos relacionados com o estacionamento do shopping. “Precisamos aumentar a equipe para manter a qualidade do serviço diante de um fluxo de público maior.”

Todas as vagas abertas pelo JundiaíShopping e seus lojistas, tanto as efetivas quanto as temporárias, ficam disponíveis no site do shopping. No campo “Trabalhe Conosco” é possível encontrar as oportunidades, com uma breve descrição de cada vaga e o e-mail para o envio do CV. O link direto é: http://www.jundiaishopping.com.br/oportunidade.asp. As lojas do Maxi também já estão selecionando para as cerca de 850 vagas de final de ano abertas nas 240 lojas do shopping. Os interessados podem enviar o currículo para maxiselecao@maxishopping.com.br.

Já para as vagas do comércio de rua, os currículos podem ser enviados para contato@cdljundiai.com.br ou atendimento@sincomerciojundiai.com.br e também direto nas póprias lojas.

Legislação – Apesar de temporário, os direitos dos profissionais são mantidos pela lei trabalhista segundo o advogado Alex Stevaux, presidente da Comissão de Direito do Trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Jundiaí. “A lei prevê remuneração equivalente à recebida pelos empregados da mesma categoria da empresa, jornada regular diária de oito horas, adicional de horas extras não excedentes de duas, com acréscimo de 50%, férias proporcionais de 1/12 por mês de serviço ou fração igual ou superior a 15 dias, repouso semanal remunerado, adicional noturno, proteção previdenciária e indenização por dispensa sem justa causa ou término normal do contrato”, afirma.


Link original: https://www.jj.com.br/empregos-e-concursos/comercio-contrata-para-mais-de-3-mil-vagas/
Desenvolvido por CIJUN