Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Dez dicas para quem deseja ser ator

| 15/06/2014 | 01:05

Entrar no meio artístico é o sonho de muitos jovens. Alguns já possuem uma ideia de como funciona este meio, mas outros não sabem nem por onde começar. Cansada de ouvir a pergunta: Como entrar no meio artístico? a atriz, apresentadora, escritora, produtora e empresária Tha Lopes, que responde que ser atriz não é fácil, resolveu reunir umas dicas para quem pretende investir nesta área. “Tem que decorar textos, estudar, se dedicar e, acima de tudo, ser uma pessoa carismática e muito bem relacionada. Não adianta nada ser belo, se não tiver carisma e talento”, afirma Tha Lopes, que aponta ainda que a profissão de ator, assim como outra qualquer, exige muita dedicação para galgar o sucesso.

Dentro desse contexto a atriz, com mais de 20 anos de experiência na área,  que realiza um trabalho forte de preparação de atores de teatro, TV e cinema, elenca dez dicas para os que amam as artes e desejam começar uma carreira artística:

 

1) Escolha um bom curso de teatro:

Se você mora em uma cidade pequena, procure os grupos de teatro amador de sua região e comece a estudar teatro até ter condições de ir para uma cidade maior para fazer cursos renomados. Em grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro, existem bons cursos livres gratuitos, a exemplo da Oficina Oswald de Andrade, na capital paulista. Mas, se de fato você quiser seguir nesta profissão, aconselho uma escola séria de formação de atores, como a Célia Helena, em São Paulo, ou o Tablado, no Rio de Janeiro. Fuja de cursos que fazem promessas milagrosas ou que falem de grandes oportunidades em conhecer diretores de emissoras etc. Isso não funciona. Um curso sério vai lhe ensinar teatro; sem promessas.

 

2) Invista em um bom material fotográfico:

Quando faltar apenas um ano para você completar o curso de formação, já poderá tirar na DRT (Delegacia Regional de Trabalho) o seu registro de ator provisório, que é valido por um ano apenas. Converse na recepção de seu curso para ter mais informações sobre este assunto. Neste momento, você também pode começar a ir atrás de agências de atores e testes para comerciais de TV. Para isso, precisará ter em mãos um bom material fotográfico. Prepare seu bolso, pois fotos de boa qualidade custam em torno de R$ 900. E saiba que você pode optar por um fotógrafo que já tenha maquiador e figurino inclusos no valor contratado.

 

3) Procure boas agências de atores:

Com suas fotos em mãos, você deve entrar em contato com boas agências de atores. Aconselho sempre a começar por São Paulo, por possuir mais oportunidades de trabalho em publicidade do que no Rio de Janeiro. Aí vão alguns nomes de agências de atores e modelos em São Paulo, para você tentar entrar e que aceitam atores iniciantes: Lifestyle Casting, Cia 2, Princípio do Talento, Nossa Senhora do Casting, Totem, Tobias, Tribo de Atores, PHM, Dizanza, Casa Agência e Casa de Elenco. Faça um currículo bonitinho com uma foto sua e um release (texto estilo jornalístico) com qualquer experiência que você tenha, incluindo as peças que participou nos cursos de teatro que fez ou está fazendo.

 

4) Não aceite figuração:

Não comece em uma carreira já se desvalorizando. Se a grana apertar faça qualquer outra coisa. Mas, se você um dia quer ser protagonista, nunca aceite uma figuração. Isso desvaloriza seu trabalho. Ao entrar numa agência, já coloque este detalhe em sua ficha de cadastro.

 

5) Faça um teste para entrar para o CPT (Centro de Pesquisa Teatral) do Antunes Filho ou na EAD da USP (Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo):

Fique ligado nas datas de inscrição para estes testes, que costuma acontecer uma vez ao ano. Ambos os cursos são gratuitos e bem difíceis de entrar, por isso você deve ter alguma experiência e frequentar alguma outra escola antes de se aventurar nos testes. É bem importante que você vá assistir todas as peças que estão em cartaz destes locais, para conhecer a linguagem de trabalho que eles utilizam e se preparar melhor para os testes.

 

6) Faça amigos e conecte-se no mundo virtual:

Você precisa fazer um mailing muito bom de amigos neste meio. Guarde todos os contatos em uma planilha no Excel. Se não souber usar bem o computador, faça cursos sobre informática também. Um bom ator precisa estar superconectado com as pessoas. Tenha muitos contatos do meio artístico em suas Redes Sociais e seja um colecionador de e-mails e telefones de pessoas bacanas. Um dia você precisará destes contatos.

 

7) Faça um vídeo book:

Crie um canal no YouTube para ter todos os seus vídeos em um único local. Toda vez que fizer algum trabalho, poste em seu canal. Contrate um profissional e grave cenas, monólogos, um clipe com imagens de trabalhos seus etc. Faça algo de qualidade.

 

8) Faça um registro na Rede Globo e na Rede Record na área de teledramaturgia:

Você pode tentar entrar em contato direto com a emissora ou pode pedir para sua agência fazer isto. Este registro deve ser renovado sempre. Você deve decorar um monólogo de sua escolha e agendar um dia para ir gravá-lo. Peça para um diretor, que seja seu amigo, te dirigir antes de ir gravar este monólogo. Deixe-o perfeito para a data da gravação.

 

9) Crie seu material de divulgação

Contrate um bom profissional para fazer um lindo site para você colocar todos os seus trabalhos numa única página, como vídeos, fotos e currículo. Tenha também um blog sempre atualizado, por meio do qual pode exercitar sua escrita e divulgar seus projetos. Crie uma página profissional em seu Facebook para que você possa divulgar os posts de seu blog e todas as novidades de sua profissão. Também crie um Twitter e um Instagran e use essas mídias para divulgar seus trabalhos para os fãs. Use as hashtags para conquistar novos fãs. Faça um cartão de visitas bonito com uma bela foto sua e com todos os links para que as pessoas lhe achem facilmente em todas as Redes Sociais.  Invista em você. 

 

10) Contrate uma assessoria de imprensa

Quando você conseguir algum trabalho com boa repercussão na mídia, contrate uma assessoria de imprensa para manter seu nome divulgado. E continue correndo atrás de novos trabalhos sem parar. O ator deve sempre estudar, fazer cursos e se reciclar. Preparar seu corpo, sua voz e sua mente.


Link original: https://www.jj.com.br/empregos-e-concursos/dez-dicas-para-quem-deseja-ser-ator/
Desenvolvido por CIJUN